Tudo sobre o Skype: serviço VoIP mais conhecido no Brasil

telefonia ip Set 26, 2014

A história do Skype, serviço VoiP mais conhecido no Brasil, começa em 2003, em Luxemburgo, com os desenvolvedores de software Niklas Zennstrom e Janus Friis.

Para quem não lembra, a dupla também foi criadora do Kazaa, tecnologia que permitia o compartilhamento de arquivos e que rapidamente teve seu nome associado à pirataria de música.

Inicialmente chamada de Skype Technologies, seu core business era realizar chamadas via Internet. Em 2005, o eBay comprou o Skype por US$ 2,6 bilhões em dinheiro e ações.

A ferramenta passa a ser usada como uma plataforma experimental em que compradores e vendedores do eBay podem se comunicar sobre potenciais transações.

Em 2009, os fundadores do Skype processam o eBay por questões relativas à propriedade intelectual.

Em 2011, a empresa, já separada do eBay e depois de passar por muitas dificuldades financeiras, é comprada pela Microsoft, de Bill Gates, por US$ 8,5 bilhões em dinheiro, na transação mais agressiva da gigante de TI para competir de forma convergente nos mercados de tecnologia, comunicação e entretenimento.

O Skype hoje

O Skype hoje é uma ferramenta que oferece, basicamente, a possibilidade de ligar, ver e enviar mensagens, seja por meio de chamadas telefônicas, videoconferências ou mensagens de texto.

De forma gratuita, o Skype permite ao usuário criar sua conta pessoal, ter acesso aos downloads mais recentes, chamadas com vídeo e de voz para qualquer pessoa que também tenha o programa, além de chat e compartilhamento de arquivos.

Assinando um plano, os usuários têm direito a realizar chamadas para telefones fixos e celulares, enviar SMS a preços diferenciados e acessar a Internet em mais de dois milhões de pontos de acesso público via Skype Wifi.Uma gama de serviços que realmente impressiona.

Mobilidade

Disponível em Windows, Mac, Linux, além de iOS e Android (celular e tablet), o Skype se destaca por poder ser usado em praticamente qualquer lugar. Após ter sido comprado pela Microsoft, a ferramenta agora oferece outros recursos.

Um dos mais interessantes é a possibilidade de acessar o Skype via Outlook. É possível fazer bate-papos e chamadas de vídeo com apenas um clique direto da caixa de entrada no e-mail.

Braço corporativo

Outro destaque do Skype é uma versão voltada para empresas.  Com o Skype Manager, o empresário pode criar conta, atribuir créditos, assinaturas, além de gerenciar todos os recursos disponíveis.

É possível, ainda, adquirir um número Skype para a empresa: qualquer pessoa que ligar para a companhia pode ser atendida via a ferramenta.

Com o Crédito Skype em massa, o empresário permite que os funcionários liguem para celulares e telefones fixos com tarifas econômicas, além de ter a possibilidade de oferecer créditos aos clientes.

De sua criação até os dias de hoje, o Skype evoluiu de uma ferramenta de chamadas via Internet para algo muito mais complexo, convergindo no mesmo lugar mensagens de texto, chamadas telefônicas e vídeo.

O fato de atuar integrado com produtos da Microsoft, como o Outlook e até mesmo o videogame Xbox One, é um diferencial que alçou o serviço a uma posição de destaque no mercado.

E você, utiliza o Skype no seu dia a dia na empresa ou mesmo de forma pessoal?

O que acha da ferramenta? Conte pra gente por meio dos comentários!**

Rafael Pizzolato

CMO na Starti

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.