Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

A história do Skype, serviço VoiP mais conhecido no Brasil, começa em 2003, em Luxemburgo, com os desenvolvedores de software Niklas Zennstrom e Janus Friis.

Para quem não lembra, a dupla também foi criadora do Kazaa, tecnologia que permitia o compartilhamento de arquivos e que rapidamente teve seu nome associado à pirataria de música.

Inicialmente chamada de Skype Technologies, seu core business era realizar chamadas via Internet. Em 2005, o eBay comprou o Skype por US$ 2,6 bilhões em dinheiro e ações.

A ferramenta passa a ser usada como uma plataforma experimental em que compradores e vendedores do eBay podem se comunicar sobre potenciais transações.

Em 2009, os fundadores do Skype processam o eBay por questões relativas à propriedade intelectual.

Em 2011, a empresa, já separada do eBay e depois de passar por muitas dificuldades financeiras, é comprada pela Microsoft, de Bill Gates, por US$ 8,5 bilhões em dinheiro, na transação mais agressiva da gigante de TI para competir de forma convergente nos mercados de tecnologia, comunicação e entretenimento.

O Skype hoje

O Skype hoje é uma ferramenta que oferece, basicamente, a possibilidade de ligar, ver e enviar mensagens, seja por meio de chamadas telefônicas, videoconferências ou mensagens de texto.

De forma gratuita, o Skype permite ao usuário criar sua conta pessoal, ter acesso aos downloads mais recentes, chamadas com vídeo e de voz para qualquer pessoa que também tenha o programa, além de chat e compartilhamento de arquivos.

Assinando um plano, os usuários têm direito a realizar chamadas para telefones fixos e celulares, enviar SMS a preços diferenciados e acessar a Internet em mais de dois milhões de pontos de acesso público via Skype Wifi.Uma gama de serviços que realmente impressiona.

Mobilidade

Disponível em Windows, Mac, Linux, além de iOS e Android (celular e tablet), o Skype se destaca por poder ser usado em praticamente qualquer lugar. Após ter sido comprado pela Microsoft, a ferramenta agora oferece outros recursos.

Um dos mais interessantes é a possibilidade de acessar o Skype via Outlook. É possível fazer bate-papos e chamadas de vídeo com apenas um clique direto da caixa de entrada no e-mail.

Braço corporativo

Outro destaque do Skype é uma versão voltada para empresas.  Com o Skype Manager, o empresário pode criar conta, atribuir créditos, assinaturas, além de gerenciar todos os recursos disponíveis.

É possível, ainda, adquirir um número Skype para a empresa: qualquer pessoa que ligar para a companhia pode ser atendida via a ferramenta.

Com o Crédito Skype em massa, o empresário permite que os funcionários liguem para celulares e telefones fixos com tarifas econômicas, além de ter a possibilidade de oferecer créditos aos clientes.

De sua criação até os dias de hoje, o Skype evoluiu de uma ferramenta de chamadas via Internet para algo muito mais complexo, convergindo no mesmo lugar mensagens de texto, chamadas telefônicas e vídeo.

O fato de atuar integrado com produtos da Microsoft, como o Outlook e até mesmo o videogame Xbox One, é um diferencial que alçou o serviço a uma posição de destaque no mercado.

E você, utiliza o Skype no seu dia a dia na empresa ou mesmo de forma pessoal?

O que acha da ferramenta? Conte pra gente por meio dos comentários!