Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

As oportunidades de redução de custos, para as organizações empresariais, podem ser encontradas em processos tão variados quanto a limpeza dos escritórios e a gestão financeira.

Mas, muito mais que ideias revolucionárias para reinventar a roda, iniciativas bem simples também podem contribuir para que sua empresa gerencie melhor as despesas administrativas e elimine custos desnecessários.

Saiba o que é a auditoria em telefonia e como seu negócio pode obter vantagens ao adotar essa prática.

Agora, se auditar a telefonia já é uma prática comum em sua empresa, acesse nossas 6 dicas para otimizar a gestão de custos com telefonia e diminua ainda mais as suas despesas corporativas.

Mas, se começar com auditoria seja o seu caso, você está no lugar certo. Vamos lá!

Exame cuidadoso

A auditoria em telefonia nada mais é que o processo de examinar cuidadosamente todos os gastos com telecomunicações do negócio. Com isso, a empresa busca garantir que está pagando corretamente pelos serviços que está utilizando.

Ainda que pareça uma iniciativa óbvia para os consumidores de qualquer tipo de serviço, no ramo da telefonia essa pode ser uma tarefa complicada em função do número de faturas e de linhas.

Não é à toa que existem empresas que oferecem serviços de gestão de custos de Telecom (TEM), com conhecimento e habilidade para auditar essas despesas de forma mais inteligente e automatizada.

Como auditar

Para auditar as despesas com telecomunicações, sua empresa precisa voltar suas atenções para as faturas enviadas mensalmente para cada setor ou para a equipe administrativa.

Com isso, será possível verificar se as tarifas cobradas correspondem ao pacote contratado pela empresa, pois não é raro que, após contratar condições especiais junto às operadoras, os clientes sejam cobrados com tarifas convencionais.

Isso exige muita atenção por parte dos empresários. Além disso, nas faturas também é possível confirmar se as linhas canceladas foram efetivamente desconsideradas nas contas, evitando cobranças indevidas.

Por último, uma auditoria rigorosa nas faturas e junto às áreas que utilizam o serviço ajuda a verificar se a operadora está entregando o nível de serviço acordado, pois, caso contrário, ela será obrigada a ressarcir o cliente de alguma forma.

A Mobilit é especializada em auditoria de telefonia e gestão de custos de Telecom, com o mesmo princípio da Starti: primeiro reduzir os custos para fazer nossos clientes felizes. Saiba mais e projete meses seguintes muito mais rentáveis para a sua empresa.

Espantando despesas fantasmas

A auditoria em telefonia tem como principal objetivo evitar os pagamentos indevidos de serviços que não haviam sido contratados inicialmente. Além disso, o processo ajuda a identificar linhas e equipamentos ociosos, que poderiam ser mais bem aproveitados de outra forma.

Ainda que pareça pouco dinheiro para exigir a preocupação do empreendedor, esses erros, nas faturas de telefonia de uma empresa, podem fazer toda a diferença quando são somados em longo prazo.

Automatização

Como vimos no início do texto, o controle e a gestão de todas as contas de telefonia de uma empresa pode se tornar uma tarefa difícil em função do plano contratado e do número de linhas utilizadas. Por isso, sua empresa também pode obter grandes benefícios caso invista em iniciativas para automatizar essa atividade, como um sistema que ajuda a gerenciar as faturas de forma centralizada.

Além de colocar as despesas em ordem e possibilitar o ressarcimento de pagamentos indevidos, a auditoria de telefonia, quando aliada ao uso de recursos mais econômicos (como a telefonia pela internet), pode promover uma economia substancial de gastos, contribuindo para o aumento da rentabilidade do negócio.

Um bom sistema de telefonia VoIP vai oferecer ferramentas de auditoria para sua empresa reduzir custos. E este é apenas um dos inúmeros benefícios que essa tecnologia pode oferecer. Entenda porque este investimento é importante baixando o novo e-book!

ebook telefonia ip