Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Para ser um empresário de sucesso, não basta seguir as práticas aprendidas em um curso de administração, nem é possível se acomodar com os resultados obtidos no passado da empresa.

Um empreendedor que quer realmente se destacar no mercado e fazer sua empresa crescer precisa se preocupar constantemente com os índices de produtividade de sua equipe.

Isso ocorre porque o crescimento de um negócio vai muito além da realização de uma boa gestão financeira e da captação de novos clientes.

É imprescindível poder contar com a ajuda de funcionários motivados, que produzam de forma consistente e cada vez em maior volume, gerando assim resultados e melhorando a qualidade do ambiente de trabalho.

Mas como um empreendedor pode fazer isso em sua pequena e média empresa? Devido ao fato de que a organização ainda é pequena ou com experiência relativamente curta se comparada a de outros agentes do mercado, como atingir bons índices de produtividade sem sobrecarregar seus funcionários?

Realizar isso não é uma tarefa fácil, já que é preciso respeitar os limites de cada um de seus funcionários, adequar as exigências gerenciais ao tipo de cada atividade, entre outros aspectos referentes à gestão.

Ainda assim, existem ações que podem deixar toda a equipe de uma empresa mais produtiva, inclusive a de pequenos e médios empreendimentos. Há várias ferramentas à disposição desses empreendedores que querem otimizar sua produção.

O uso de novas tecnologias em pequenas e médias empresas, por exemplo, pode render grandes resultados. Entretanto, ainda estima-se que perdemos uma semana de trabalho anualmente ao utilizar computadores antigos, que necessitam de constante manutenção.

Pensando nessa temática, o que um empreendedor deve levar em consideração para aumentar a produtividade em sua pequena ou média empresa? Quais tecnologias podem ajudar que sua empresa ganhe em termos de eficiência e rapidez produtiva?

Nós podemos te ajudar com essa tarefa!

Confira a parte I de nossas ações para aumentar a produtividade em sua empresa:

Faça com que os funcionários gostem de trabalhar na empresa

Motivar a equipe de funcionários de sua empresa é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida. Funcionários motivados veem mais sentido no trabalho que realizam, por isso, se dedicam mais, trabalham mais horas e se dispersam menos.

Mas quais seriam as melhores formas de motivar sua equipe?

Uma boa recomendação inicial é estabelecer um programa de remuneração competitivo. Ou seja, procure pagar a seus funcionários salários condizentes com os do mercado ou até superiores a ele.

Claro que isso exige uma contrapartida dos profissionais que trabalham em sua equipe. Se você paga um salário competitivo, deve esperar também níveis excelentes de produtividade e de qualidade do trabalho.

Algumas empresas também criam adicionais que funcionam como remuneração de acordo com o desempenho de cada pessoa.

Por exemplo, é possível fazer isso por meio de um bônus individual ao final do ano, que varia de acordo com uma avaliação de performance dos funcionários. Quanto melhores as avaliações, maior a porcentagem do bônus.

Mas, cuidado! Essas avaliações devem conter critérios objetivos e subjetivos de monitoramento de desempenho. Por exemplo, são critérios objetivos o volume de vendas, o grau de sucesso dos projetos, o tempo necessário para a realização de atividades, pontualidade, entre outros quesitos.

São subjetivos os critérios como a habilidade de construir relações interpessoais, o profissionalismo e a cooperação com outros membros da equipe.

Estes devem compor apenas parte da avaliação, sendo de preferência medidos por meio de superiores imediatos, que têm mais proximidade com o profissional.

Outra forma importante de motivar seus funcionários é por meio de planos de carreira dentro da empresa.

Ofereça planos concretos de promoção, aumento de salários e ascensão hierárquica. Funcionários capazes de vislumbrar o futuro de suas carreiras na empresa têm mais motivos para permanecer em seus postos e realizar um bom trabalho.

Permita e crie regras para o uso de novas tecnologias

Hoje em dia é cada vez mais difícil que as empresas tenham total controle sobre as tecnologias utilizadas por seus empregados no ambiente de trabalho.

Seja pela maior acessibilidade de novidades tecnológicas, seja pelo crescente interesse desses profissionais pelas ferramentas mais modernas do mercado, é inviável tentar excluir esse componente das relações modernas de trabalho em pequenas e médias empresas.

A TI deixou de ser exclusiva das grandes corporações e passou a ser consumida mais e mais democraticamente por funcionários de todos os setores de uma empresa.

Mas qual é a importância de levar em consideração essa consumerização de TI?

A produtividade dos funcionários é diretamente afetada pelas ferramentas tecnológicas das quais eles dispõem

Nem sempre irão se contentar em utilizar as redes de comunicação interna para a troca de informações corporativas, por exemplo.

Frequentemente, as vantagens de recursos externos às empresas levam esses funcionários a utilizar outros mecanismos de comunicação, de gerência de tarefas, de ferramentas sociais, entre outras.

Para ficar a par desses avanços tecnológicos, uma empresa deve gerenciar os dispositivos do ambiente de trabalho, como computadores, laptops e dispositivos móveis.

Devem ser oferecidos serviços competitivos de troca interna de mensagens instantâneas, de armazenagem de documentos e de realização de videoconferências.

Esses tipos de recursos, combinados com treinamento e a utilização de algumas ferramentas online (que serão explicadas melhor mais a frente), podem ajudar empreendedores de pequenas e médias empresas a manterem suas empresas mais produtivas e com funcionários mais engajados.

Hoje você conferiu porque priorizar a produtividade é tão importante em uma empresa e viu 2 ações para aumentar a produtividade e melhorar o seu desempenho.

Em nosso próximo post, você conhece outras 3 valiosas dicas e o desfecho desse artigo. Veja agora!

cabecalho_e-mail--3--3