/ gestão de TI

Gestão de segurança de redes: como uma empresa especializada pode ajudar

A gestão de segurança de redes é um processo complexo que requer análise contínua de eventos, correção de configurações e treinamento de administradores. Ela está associada a muitos elementos, intimamente relacionados entre si, portanto, a criação de uma rede segura para organizações é um grande desafio, sujeito a constantes mudanças.

Uma boa gestão de segurança de redes representa a proteção contra riscos físicos procedentes de vírus e malwares, evita roubo e dados, pacotes de arquivos maliciosos, além de proporcionar rápida detecção de invasões e outras vantagens.

Veja, neste artigo, como uma empresa especializada pode ajudar na gestão de segurança de redes da sua empresa. Confira!

Garantia de serviço de qualidade

A gestão de segurança de redes adequada permite que o valor da empresa, a fidelidade do cliente e a vantagem competitiva sejam mantidos. Diante da complexidade da implementação de uma segurança digital efetiva, muitas companhias optam pelo suporte de empresas especializadas.

E-commerce, e-business, usuários móveis e teletrabalho levam as organizações a caminhar para um ambiente de rede aberto e distribuído, de modo a permitir que funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e distribuidores troquem e consultem informações críticas de negócios.

Infelizmente, esse tipo de ambiente gera vulnerabilidades que permitem que funcionários mal-intencionados, hackers e outros tipos de sabotadores — tanto internos quanto externos — causem estragos nos sistemas corporativos por meio de atos ilegais.

A necessidade de proteger seus negócios, sua imagem e credibilidade conquistada entre os clientes estimula a demanda por uma gestão eficaz da segurança da informação. Uma parceria com uma empresa especializada garante uma equipe dedicada sempre à disposição, prestando todo o suporte necessário.

Retorno de investimento (ROI)

Em geral, as equipes internas de segurança de TI estão sempre lutando para obter o financiamento necessário para manter a segurança adequada dos dados corporativos. No entanto, muitas empresas não possuem as condições necessárias para ter uma equipe de segurança de TI dedicada.

Por isso, muitas organizações estão olhando para o que empresas especializadas oferecem nesse campo delicado. Algumas vantagens de ter uma parceria no gerenciamento de segurança de redes, são:

  • investimentos reduzidos ao mínimo;
  • profissionais especializados dedicados à proteção de recursos críticos;
  • menores gastos com pessoal de TI;
  • monitoramento contínuo do nível de segurança da rede da sua empresa.

Ao contratar uma empresa especializada, não é necessário arcar com custos de treinamento, montagem de escritórios, compra de equipamentos e softwares. Por essas razões, o custo de um serviço terceirizado é significativamente menor do que ter os mesmos níveis de serviço internamente.

Logo, o ROI é maior, pois o retorno otimizado obtido pela fluidez que uma parceria especializada produz aumenta a qualidade do serviço e o alcance das metas estabelecidas. A segurança é crucial para que uma organização não tenha sua produção interrompida por ataques à rede.

Mantém a imagem positiva da organização

Proteger os ativos da sua empresa contra danos, roubo e uso inadequado permite evitar a publicidade negativa e reduzir o tempo de inatividade de rede — que pode causar perda de rentabilidade e insatisfação do cliente.

Dada a crescente complexidade e importância das redes e sistemas de informação atuais, uma empresa especializada oferece um programa abrangente de gerenciamento de segurança. A experiência dos analistas e técnicos que administram e controlam dispositivos de segurança continuamente é um recurso precioso.

Esses profissionais procuram e neutralizam incidentes diários e ataques, o que significa que eles são muito mais conscientes das ameaças potenciais e bem mais preparados para responder às demandas na rede.

Com isso, há o aumento da produtividade com os funcionários mais focados, já que os riscos de paralisações e manutenções demoradas são reduzidos drasticamente.

Quanto menos ocorrências de quedas ou invasões no sistema on-line da empresa, maior será a consolidação da confiança por parte dos clientes, pois eles vão se sentir mais seguros ao inserirem seus dados pessoais e executar transações.
BLOG_EBOOK_PLANEJAMENTO-ESTRAT-GICO

Liberdade se concentrar no crescimento da empresa

No nível estratégico, os profissionais de segurança de TI permitem que as empresas concentrem recursos de tecnologia em iniciativas estratégicas mais relacionadas às prioridades de negócios. Atualmente, o desenvolvimento da empresa é realmente baseado em tecnologias, websites, perfis sociais e venda de produtos online.

Uma parceria especializada em gestão de segurança de redes pode ajudar muito, pois esses profissionais estão sempre atualizados e têm grande competência para auxiliar nas soluções a serem tomadas. Isso permite que sua empresa se concentre mais em não ficar para trás da concorrência.

Um olhar focado na gestão da competitividade e da qualidade ajuda a alcançar uma visão correta sobre seu desempenho no mercado e a entender o que é omitido em suas estratégias de marketing, por exemplo.
BLOG_EBOOK_POTENCIALIZAR-RESULTADOS

Tecnologia para garantir segurança nas redes

É de fundamental importância poder contar com tecnologias que tragam toda a segurança e qualidade de serviço na rede. Uma empresa especializada fornece a vantagem de toda a estrutura necessária para o bom monitoramento da sua rede corporativa.

Como o uso de firewalls, que visam analisar a origem dos pacotes que entram e saem da rede protegida e, em seguida, filtrá-los e bloquear todas as conexões, exceto as permitidas. Um tipo especial são os firewalls de aplicativos que associam todos os pacotes transmitidos e seus estados.

Esses firewalls bloqueiam efetivamente aplicativos proibidos, como os vírus, mesmo que usem portas de acesso diferentes a cada vez. Essas soluções costumam ser chamadas de UTM (Unified Threat Management — Gerenciamento unificado de ameaças) ou NGF (Next Generation Firewall — Firewall de última geração).

Softwares maliciosos podem obter dados confidenciais da rede da organização (spywares) ou interceptar senhas (keyloggers). Os sistemas de filtragem de conteúdo da web permitem a detecção de software mal-intencionado no conteúdo transmitido e criam e impõem um conjunto de regras que permitem ou proíbem a transferência de conteúdo para grupos específicos de usuários.

A segurança pode ser implementada na forma de software instalado em computadores, servidores ou em dispositivos móveis. Com isso, uma empresa especializada na gestão de segurança de redes permite uma menor burocratização nas rotinas dos setores e maior confiança na proteção dos dados e infraestrutura da rede.

Agora que você entendeu as vantagens de contar com uma empresa especializada na gestão de segurança de redes, entre em contato conosco e conheça muito mais!
cabecalho_e-mail