Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Injeções não costumam ser agradáveis, e essa não fica para trás.

A injeção de SQL é um tipo oculto, e já antigo, de ataque cibernético, em que o cibercriminoso injeta um código SQL malicioso através de sites e aplicativos, com o objetivo de violar suas medidas de segurança e acessar informações confidenciais.

Somente no ano de 2021, com a pandemia, os ciberataques, no geral, aumentaram 50% contra organizações ao redor do mundo, de acordo com a Check Point Software Brasil. Dado muito alarmante, visto que a SQL Injection é um dos ciberataques mais populares e comuns, porém, não recebe a atenção e medidas preventivas que deveria.

Não é de hoje que esse ciberataque vem assombrando organizações; o primeiro indício de ataque por SQL foi em 1998, publicado na e-zine Phrack #54, e, desde então, não parou mais:

  • Em 2007 o site da Microsoft britânica foi comprometido;
  • Em 2009, 130 milhões de pessoas tiveram seus números de cartões de crédito roubados em um sistema de lojas;
  • Em 2010, a marinha do Reino Unido precisou desembolsar mais de meio milhão de dólares por causa de um único ataque;
  • Em 2011, o site oficial da MySQL foi invadido;E muitos outros prejuízos foram gerados nesses 24 anos de SQL Injection. Por isso, neste artigo vamos te contar um pouco mais sobre o mal que essas injeções podem causar.

O que é SQL?

Structured Query Language, ou SQL, pode ser traduzida como linguagem de consulta estruturada. Ela é uma linguagem de programação usada de forma padrão, e tem como objetivo manipular, armazenar e recuperar dados. Foi desenvolvida nos anos 70, e ainda hoje é muito utilizada por desenvolvedores de websites para auxiliar e facilitar o gerenciamento de dados.

O SQL de um determinado site pode permitir a localização de conteúdos específicos em banco de dados, por exemplo, se um usuário deseja encontrar um item em uma loja virtual, ele só consegue obter sucesso por causa da SQL, que organiza os dados auxiliando no processo de busca.

O que é a SQL Injection?

O que é a SQL Injection?

A injeção de SQL é um tipo de ciberataque que atua de maneira oculta, ou seja, sua vítima não consegue saber que está sendo atacada. Para que isso seja possível, o cibercriminoso injeta um código de SQL em sites ou aplicativos.

Depois de injetado, ele consegue enganar a página e fornecer um código corrompido ao banco de dados, como se fosse uma consulta legítima, violando as medidas de segurança do servidor e obtendo acesso ao data center de forma ilegítima.

Para que um ataque de injeção de SQL seja realizado com êxito, é necessário que os cibercriminosos encontrem e explorem vulnerabilidades, ou falhas de segurança no software da aplicação. Esses “bugs” são deixados pelos próprios desenvolvedores que criaram o código SQL.

Um ataque de SQL injection pode afetar qualquer site ou aplicativo da web que utilize um banco de dados SQL, como por exemplo, MySQL, Oracle, SQL Server ou outros.

Entenda mais sobre o SQLi neste vídeo:

Quais os danos de um ataque por injeção de SQL?

Quais os danos de um ataque por injeção de SQL?

Através da injeção de SQL, o invasor consegue ter acesso a dados confidenciais, como senhas, nomes de usuários, dados financeiros e, até mesmo, endereços. Porém, se o ataque por SQLi for bem sucedido, pode resultar em outras consequências muito sérias como:

  • Roubo de credenciais de usuários;
  • O invasor pode ter o acesso completo a todos os dados em um servidor;
  • Alteração de saldos, anulação de transações ou, até mesmo, transferência de dinheiro para a conta desejada;
  • Violação de dados confidenciais como senhas, detalhes de cartões de crédito, etc.
  • Venda dos dados encontrados para outros cibercriminosos da dark web que cometem roubos de identidade e fraudes;
  • Apagar todo o banco de dados empresarial ou vandalizar o site de um fornecedor.

Para que esses dados coletados sejam bem aproveitados, os invasores têm como principais alvos instituições financeiras, infraestruturas governamentais, redes sociais, empresas, escolas, sites em geral, aplicativos e equipamentos de rede completas.

Com todos esses prejuízos, a empresa acaba por perder sua reputação, sendo difícil conseguir recuperar sua credibilidade no mercado, o que pode levar a empresa à falência.

Quais são os tipos de ataques de injeção de SQL?

Os ataques de SQLi podem ser categorizados de acordo com os métodos que são utilizados para obter acesso ao banco de dados, como por exemplo:

  • Banda

Uma forma simples e eficiente de acessar o servidor de banco de dados, o cibercriminoso coleta os resultados usando o mesmo canal de comunicação que usa para lançar ataques.

  • Vulnerabilidades em mensagens de erro

O cibercriminoso utiliza vulnerabilidades e mensagens de erro, que são transmitidas pelo servidor do banco de dados, para aprender sobre a estrutura dele. Algumas dessas mensagens fornecem dados suficientes para que o criminoso consiga ter todo o banco de dados, com muitos detalhes.

  • Injeção de SQL cega

Nesse método, o injetor envia cargas de dados maliciosas e reconstrói a estrutura do servidor de banco de dados, usando a resposta do aplicativo da web.

Há ainda outras técnicas que podem ser utilizadas, sendo que o único critério para escolher uma delas será qual trará maior facilidade e êxito na missão.

Como identificar uma vulnerabilidade de SQLi?

Para identificar possíveis vulnerabilidades, recomendamos o uso de ferramentas de automação e detecção específicas para essa função como, por exemplo, o SQLMap, Leviatã, Blisqy, etc.

Essas ferramentas conseguem identificar que um aplicativo ou website é vulnerável a SQL injection, eles procuram anomalias e erros, envios com atraso de tempo e testes de segurança de aplicativos fora de banda.

Como se proteger contra o ataque SQL Injection?

Como se proteger contra o ataque SQL Injection?

A prevenção contra ataques de SQLi se fundamenta , basicamente, em evitar bugs, sendo este um papel do desenvolvedor que faz os códigos. Não há muito o que se possa fazer para proteger um site ou aplicativo, e os usuários não saberão se estão usando um site comprometido, até que os efeitos se revelem muito mais tarde.

Se proteger contra esses ataques é um processo complexo e rigoroso, pois a técnica de prevenção varia de acordo com a linguagem de programação que for utilizada. Porém, é possível reduzir as chances de ser gravemente afetado pelas consequências de uma injeção a partir de algumas medidas preventivas:

  • Não fornecer informações pessoais a sites obscuros, somente a sites confiáveis com fortes medidas de segurança implantadas;
  • Manter seus programas e aplicativos sempre atualizados, o que evita os bugs;
  • Realizar uma verificação regularmente para encontrar possíveis vulnerabilidades;
  • Usar senhas fortes e alterá-las frequentemente, além de usar gerenciador de senha (vídeo sobre);

Descubra como criar senhas fortes neste artigo:

Passwords: como criar senhas fortes e se manter seguro?
Você tem problema com senhas? Se a resposta for “sim”, bem vindo ao clube! Mas, se a resposta for “não”, isso significa que, ou você é uma espécie rara de ser humano, ou suas senhas são fracas! Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber para criar combinações de senhas fortes e mant…
  • Utilizar boas ferramentas de segurança cibernética, como antivírus e soluções corporativas mais robustas;
  • Controlar a navegação dos seus colaboradores à internet;
  • Treinar e conscientizar todos os envolvidos no desenvolvimento do aplicativo ou website, para que entendam os riscos e impactos desse tipo de ciberataque.

Apesar de antigo, esse tipo de ciberataque ainda é amplamente utilizado por cibercriminosos e muitas empresas, porém, prestadores de serviços de TI não dão a devida atenção, deixando de trabalhar a mitigação e prevenção contra ele.

Podendo afetar qualquer nível de empresa a qualquer momento, é necessário se atentar às principais estratégias utilizadas por cibercriminosos ao efetuar um SQL Injection, entendendo como prevenir e se proteger contra esse mal.

Nos acompanhe nas redes sociais e esteja sempre atualizado sobre tudo que acontece no universo da cibersegurança: