Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

As redes sociais fazem parte da nossa vida nos dias de hoje. É muito comum vermos pessoas que através dos seus gadgets, como smartphones e tablets, acabam conectadas em período quase que integral e uma dúvida nos cerca: como garantir a produtividade no trabalho?

O horário de trabalho realmente não escapa: com a tentação da tela de computador ali, é quase impossível não dar aquela checada em seu perfil ou nas novidades que estão bombando no momento.

No entanto, descartar ou proibir o acesso não deve ser a primeira alternativa, pois a percepção de que interagir por esses canais não pode ser útil e serve apenas como diversão já está ultrapassada.

Isso pode ser uma forma de se manter informado e até ajudar a impulsionar muitos negócios, gerar networking e buscar informações ao mesmo tempo em que relaxa.

Quer descobrir se dá para utilizar redes sociais no trabalho e garantir a produtividade? Confira no texto a seguir.

Desabilite os avisos de recados e mensagens

Uma das coisas que mais atrapalha o profissional na hora do trabalho é ficar com aqueles avisos de recados e mensagens pipocando na tela. A pessoa pode estar no meio de um texto ou planilha, completamente focado e pronto: chega o lembrete e embaraça todo o processo no meio.

Uma boa dica para evitar isso é configurar as redes para que não fiquem avisando, apitando nem enviando e-mails a cada mensagem nova que chegar. Qualquer um que tiver que parar para visualizar todos os avisos que chegarem vai perder um tempo precioso que deveria estar sendo produtivo.

Estipule horários

Ninguém fica checando o e-mail de minuto em minuto, não é verdade? Então o mesmo princípio deve valer para as redes sociais.

Recomende que os funcionários tenham um horário definido para atualizar e olhar suas redes e que fora desse período ele simplesmente se foque no que precisa saber.

Uma olhadinha pode até ajudar a garantir a produtividade, fazendo com que a pessoa relaxe e volte com tudo para suas obrigações.

Estimule redes sociais relevantes

Mesmo sendo um ambiente que queira dar liberdade para os funcionários, não dá também para liberar o uso de 10 redes sociais ao mesmo tempo. Se você julgar interessante, libere apenas as mais relevantes e que possam trazer contribuição para o serviço em termos de informação e networking, como o LinkedIn, Facebook ou Twitter.

Use o firewall

Se mesmo assim tiver problemas com o rendimento dos colaboradores, use o firewall e bloqueie as redes. O ideal é ter a mente aberta e deixar que os funcionários possam checar seus perfis, mas se isso estiver atrapalhando garantir a produtividade não hesite em cortar.

É melhor contrariar seus colaboradores por algum tempo do que angariar prejuízos no final do mês.

Essas dicas dão o caminho das pedras para que você tenha um convívio saudável com as redes sociais. Com as atitudes certas você pode utilizá-las sem acabar ou garantir a produtividade, mas se isso não ocorrer, bloquear redes sociais com o firewall pode ser a única solução.

Não hesite em tomar as decisões necessárias:** sua empresa precisa muito mais de lucro do que de likes**.

Escrevemos um dos artigos mais completos no que diz respeito a FIREWALL. Nele, explicamos tudo e respondemos todas as suas dúvidas.

[ARTIGO COMPLETO] Guia Definitivo sobre Firewall

Quais são as políticas de uso de redes sociais em sua empresa?
Compartilhe suas experiências e opiniões conosco através dos comentários!