/ Firewall

Por que adotar sistemas de segurança em redes?

Com a grande evolução da tecnologia da informação nas redes corporativas, as ameaças a elas também evoluíram e cada vez mais se faz necessário o uso de sistemas de segurança em redes.

As empresas devem se prevenir contra diversos problemas existentes, como a ocorrência de vírus, o envio e recebimento de spams e o vazamento de informações sigilosas. Nenhum gestor ou analista de TI quer isso para o seu negócio!

Além disso, ao utilizar esses softwares é possível controlar de forma mais eficiente o acesso à internet, limitando a navegação dos funcionários da empresa para que eles se concentrem mais em seu trabalho.

Preparado para saber as principais vantagens de se utilizar sistemas de segurança em redes na sua empresa?

Então continue lendo o artigo para saber mais sobre:

  1. Mais controle e segurança para os dispositivos;
  2. Controle eficiente de acesso à internet;
  3. Mantém os funcionários mais produtivos;
  4. Reduzem os custos de manutenção;
  5. Protegem os arquivos da empresa;
  6. Firewall para garantir segurança em redes

Mais controle e segurança para os dispositivos

Mesmo com o avanço dos softwares antivírus, não é impossível acontecerem problemas relacionados à incidência de malwares, spywares e outros tipos de vírus que podem infectar as redes corporativas.

Por isso, é necessário possuir um sistema de segurança em redes eficiente para controlar o acesso aos servidores, à própria rede, às estações de trabalho dos funcionários e até mesmo aos smartphones, quem também costumam ser alvos desses vírus.

Além da maior proteção contra vírus, esses softwares também são capazes de diminuir o tráfego de mensagens de spam, evitando o mal funcionamento dos servidores de e-mail corporativos e aumentando a eficiência dos e-mails trocados na rede da empresa.

Controle eficiente do acesso à internet

Outra vantagem importante gerada pelos sistemas de segurança em redes é o total controle que os mesmos possuem sobre o acesso à internet.

Através de funcionalidades como bloquear sites que não precisam ser acessados, como as redes sociais e outros blogs de entretenimento, é possível limitar a quantidade de download que os funcionários podem fazer, utilizar políticas de controle de banda, entre outras coisas, visando melhorar o aproveitamento da conexão à internet da empresa.

Mantém os funcionários mais produtivos

Além das vantagens técnicas do controle à internet no ambiente corporativo, existem também as melhorias geradas na produtividade dos funcionários.

Quando os mesmos possuem sistemas que os ajudam a manter o foco no que realmente interessa, ou seja, desenvolver as atividades relacionadas ao seu trabalho, eles se tornam mais produtivos e a empresa acaba conseguindo atingir melhores resultados com o seu negócio.

Reduzem os custos de manutenção

Quanto mais segura é a rede de uma empresa, menos chances existem de ocorrer problemas que interrompam os serviços de TI.

Isso evita a ociosidade de seus funcionários e também que sejam gerados custos adicionais com manutenções corretivas nos servidores ou estações de trabalho – principalmente quando as máquinas são infectadas por vírus, que acabam destruindo arquivos importantes para o trabalho dos funcionários, gerando retrabalho e, consequentemente, mais custos para a empresa.

Protegem os arquivos da empresa

Em uma era onde a informação é o bem mais valioso para as empresas, os sistemas de segurança em redes são grandes aliados para proteger as informações importantes para o negócio.

Os bancos de dados, relatórios, planilhas e outros diversos arquivos existentes na rede da empresa ficam mais protegidos quando a mesma é controlada por sistemas de segurança de qualidade.

Firewall para garantir segurança em redes

É essencial saber escolher um firewall de qualidade para a rede da empresa – ele será o principal sistema de segurança em redes, controlando as conexões de entrada e saída, internet, portas de acesso e outros recursos disponíveis.

Baseado nisso, vale a pena escolher um produto de qualidade e se prevenir antes que uma invasão de hackers ou o vazamento de informações confidenciais gere uma crise de segurança da informação na sua empresa. Não é mesmo?

Elaboramos um post que lista 4 dicas para escolher o melhor firewall do mercado.

E então, gostou do texto? Compartilhe a sua opinião ou dúvida nos comentários 😉