Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

O IP - Internet Protocol - é um código atribuído a cada dispositivo conectado em uma rede. Da mesma forma que você possui um endereço físico para identificar sua residência, para navegar na internet você possui um IP, que identifica computadores e dispositivos, possibilitando a comunicação entre eles.

Apesar de estarmos sempre conectados, seja no trabalho, nos estudos ou apenas para entretenimento, não nos atentamos para os elementos que possibilitam essa conexão, como o IP.

Quando falamos de IP, existem dois tipos: o IP estático e o IP dinâmico.  Neste artigo você descobrir tudo o que precisa saber sobre informações sobre IPs, nos seguintes tópicos:

➔ O que é o IP;

➔ Diferenças entre IP estático e dinâmico;

➔ Descubra o seu IP;

➔ Vulnerabilidades por trás do IP;

➔ A segurança da informação pode ajudar.

O que é IP?

O IP é uma sigla para definir "Endereço de protocolo da Internet". Esse "protocolo da internet" serve para definir um conjunto de regras para comunicação entre dispositivos e também identificar quais são esses dispositivos conectados a uma rede.

Os protocolos da internet gerenciam o processo de atribuir a cada dispositivo exclusivo seu próprio endereço IP, além de executarem outras ações, como rotear o tráfego da Internet. Assim, é fácil ver quais dispositivos na Internet estão enviando, solicitando e recebendo informações.

Podemos dizer que o "coração da internet" é o protocolo IP, já que é ele que oferece uma possibilidade de comunicação dos dispositivos. É como um número de telefone, e possui o mesmo objetivo.

Quando você faz uma ligação, seu número de telefone identifica quem você é, e garante à pessoa que atende o telefone que você é quem diz ser. É exatamente isso que o IP faz quando você está conectado.

Outro aspecto sobre o IP é que ele pode ser externo ou interno.  

O IP externo é o protrocolo fornecido pela provedora de internet para sua residência ou escritório, para conexão com a internet. Já o IP interno é utilizado para identificar um dispositivo em uma rede interna, a Intranet.

No site da Avast você consegue encontrar encontrar encontrar mais detalhes sobre o IP e desdobramentos técnicos.

IP estático e IP dinâmico: Quais as diferenças?

O que é um IP estático?

Como o próprio nome já indica, o IP estático - também conhecido como IP fixo, - é um IP que não se movimenta. Significa que uma vez que um dispositivo recebe esse IP, ele não muda.

Esse número normalmente permanece o mesmo até que o dispositivo seja deposto ou sua arquitetura de rede, seja alterada. Os endereços IPs estáticos geralmente são usados ​​por servidores ou outros equipamentos importantes.

Esse tipo de IP só pode ser mudado manualmente, pelo administrador da rede ou pelo ISP - provedor de serviços de Internet. Mas, esse IP só será fixo se o dispositivo conectado à rede estiver configurado com o IP fixo. Caso contrário, se você transportar o seu computador para outro local, ele terá um novo endereço de IP.

Hoje é muito raro encontrar usuários que possuam IPs estático, já que a maioria das operadoras preferiu adotar o sistema de IPs dinâmicos para usuários domésticos, por ele ser mais seguro e eficiente. Veremos isso quando tratarmos das vantagens e desvantagens de cada um.

O IP fixo é comumente usado pelas empresas.

Vantagens do IP estático

Esse IP é o mais utilizado pelas empresas, justamente porque ele pode ser aplicado para seus serviços dedicados, incluindo servidores VPN e protocolo de transferência de arquivos (FTP), que permitem a transferência de arquivos em vários computadores, através de uma rede.

Vejamos algumas vantagens desse tipo de IP:

Hospedagem simples de servidor

Os endereços IPs estáticos permitem que as empresas hospedam seu próprio site, e-mail e servidor FTP.

Recomendo que você leia mais sobre hospedagem no blog da Hosts.Green.

Acesso remoto

O cenário atual, de constantes mudanças e adaptações no mercado de trabalho, apresenta a necessidade de investimentos em tecnologias e recursos para encarar os desafios, flexibilizar rotinas e possibilitar que as empresas continuem suas funções.

Como o acesso remoto é fundamental, e, para que os funcionários consigam realizar esse acesso, eles precisam apontar seus dispositivos para um endereço IP estático.

Maior Velocidade na Internet

Um dos grandes destaques dos endereços IPs estáticos é a velocidade de upload e download, uma vez que, via de regra, os IPs estáticos são fornecidos em serviços dedicados, full duplex, pelas operadoras.

Mas, nem só de vantagens um serviço ou um recurso é composto.

  • Configuração complexa

Esta é uma característica que não facilita a vida de ninguém, muito pelo contrário. Ao configurar o dispositivo com um endereço IP terá que configurar manualmente o seu roteador.

Por isso, é importante que na hora de fazer a escolha do provedor de serviços de Internet comercial, você se ele fornece suporte adequado.

  • Falta de segurança

Essa é uma desvantagem perigosa, e que precisa ser avaliada com extremo cuidado, principalmente pelas empresas. Isso porque, um endereço que nunca muda, oferece mais tempo aos hackers para encontrar vulnerabilidades na rede.

Uma forma de combater esse potencial risco de segurança, é a implementação de um bom firewall.

  • Custo elevado

Como operadoras, ou provedores de internet pagam um valor anual pelo bloco de IPs que possuem para atender seus clientes, quando se contrata o serviço com IP estático, significa que o provedor não pode destinar esse IP para nenhum outro cliente, o que encarece o serviço.

Normalmente, são as empresas que utilizam IP estático, pois estão de acordo com 100% de disponibilidade na operação dos seus negócios. Para quem precisa, é um custo que vale o investimento.

O que é o IP Dinâmico?

Se o IP dinâmico é aquele que não se modifica, fica fácil compreender que o IP dinâmico é aquele que sofre variação. Esses IPs estão sujeitos a mudanças a qualquer momento, sendo usados ​​nos dispositivos que utilizam o protocolo DHCP - Configuração Dinâmica de Host -.

Isso porque, a rede precisa negociar o uso de um IP, que é possibilitado por esse protocolo. A configuração funciona em segundo plano, permitindo que o dispositivo tenha um novo endereço sempre que necessário.

Então, a cada nova conexão com a rede, o IP muda.

O IP dinâmico é mais usado em redes domésticas, por ser mais simples de configurar. Além disso, ele é muito utilizado pelos provedores de internet, que o ofertam como serviço para o mercado residencial.

Neste caso, o IP é atribuído automaticamente pelo seu roteador de rede, ou modem, quando você se conecta à internet. O IP dinâmico, normalmente, é o padrão utilizado para equipamentos de consumo.

Vantagens do IP dinâmico

Os endereços IPs dinâmicos são mais fáceis de gerenciar e mais baratos para implantar do que os endereços IPs estáticos. Por essa razão, além de serem utilizados em redes domésticas, muitas empresas também usam suas redes internas.

Endereço de IP ilimitado

Os IPs dinâmicos permitem "reutilizar" endereços IP. Dentro de uma rede, seus dispositivos são configurados automaticamente com um novo endereço IP (dinâmico), conforme necessário. Tal vantagem evita conflitos confusos, quando dois computadores tentam usar o mesmo endereço IP.

Custo mais baixo

O custo dos serviços de internet que utiliza IP dinâmico, normalmente, são bem mais baixos que os estáticos. Isso acontece porque, a utilização do IP dinâmico é compartilhada por vários usuários, ao longo do mês, considerando-se a ociosidade do IP, ou seja, quando um usuário desliga a sua internet, o IP é atribuído a outro usuário que se conecta.

Maior facilidade nas configurações

Uma das grandes vantagens do IP dinâmico é uma facilidade nas configurações. Isso se dá porque a maioria dos dispositivos está configurada para usar automaticamente um endereço IP disponível.

Desta forma, você gastará menos tempo e dinheiro em manutenção.

Mais segurança

O endereço de IP dinâmico é, em alguma medida, mais complexo para um invasor em potencial atingir seu equipamento em rede, se comparado com o IP estático, por conta da alternância de dispositivos a que ele é atribuído.

Mas, como sabemos que nem tudo são flores, vamos conhecer como desvantagens do IP dinâmico.

Desvantagens do IP dinâmico

Não atendem bem a demanda de serviços hospedados

É importante que você saiba que o DNS não funciona bem com endereços IPs dinâmicos, justamente pelo fato do endereço estar sempre mudando. Existem serviços DNS dinâmicos que resolvem esse problema; no entanto, eles adicionam despesas e complexidade.

Isso pode ser uma desvantagem séria. Inclusive, algumas operadoras restringem portas e protocolos, por conta do baixo custo do serviço de internet com IP dinâmico.

Limitação do acesso remoto

Outra desvantagem que precisa ser considerada, é a limitação ao acesso remoto. Isso porque, depende de software de acesso remoto, seu programa pode ter problemas para se conectar, caso você use um endereço IP dinâmico.

Instabilidade

Por ser um serviço compartilhado, ou seja, que a utilização da capacidade é fracionada em vários usuários, ele pode, eventualmente, ou com frequência, passar por instabilidades, e isso compromete a utilização para as empresas.

Outra questão que é importante pontuar é que, às vezes, o seu ISP não consegue atribuir um endereço IP dinâmico. Essa falha leva a interrupção da conexão com a internet. Este problema, para quem hospeda um site, ou depende da internet rodando bem em seus serviços, é um fator crucial.

Descubra qual o seu IP

Não é uma tarefa difícil verificar se você possui um endereço IP estático ou dinâmico. Descubra seguindo o passo a passo da TechTudo :

  1. Clique com o botão direito do mouse no ícone da conexão de rede do Windows. Nenhum menu que aparece, clique na opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.

2. Na janela “Central de Rede e Compartilhamento”, clique na conexão de rede que está ligada à Internet.

3. Será exibida uma pequena janela com o status da conexão de rede. Nela, clique no botão “Detalhes…”. Na outra janela que aparecer, o endereço IP do roteador não estará no item “Gateway Padrão”.

Descobrindo o IP do roteador usando Prompt de comando

  1. Clique com o botão direito sobre o botão Iniciar ou Pressione as teclas "Windows" + "x". No menu que aparece, clique na opção “Prompt de Comando”.

2. No Prompt de Comando, digite o "ipconfig" e dê enter. Nas informações fornecidas, o endereço IP do roteador não estará no item “Gateway Padrão”.

Vulnerabilidades por trás do IP

Nenhuma tecnologia, ou recurso, está imune aos riscos e vulnerabilidades. Por isso, é importante que você conheça quais vulnerabilidades o IP estático e o IP dinâmico podem apresentar.

O IP estático apresenta uma característica que esconde uma facilidade: uma facilidade para encontrá-lo. Isso permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar, conecte-se ao seu dispositivo diretamente da Internet - incluindo cibercriminosos .

Essa facilidade pode ser utilizada explorando-se diversas vulnerabilidades na rede e nos computadores, abrindo o caminho para os cibercriminosos colocarem as mãos nos seus arquivos e roubar informações confidenciais por meio de um sequestro - o famoso ransomware; explorar como configurações presentes e que estão desatualizadas - como acontece nenhum dia zero; e ainda para a execução de um ataque DDOS.

Apesar disso, não é somente o IP estático que contém vulnerabilidades que podem ser exploradas. De uma forma geral, os criminosos podem explorar seu IP de várias formas, um sabre:

  • Espionar seu tráfego privado na Internet

Os crackers podem obter seus dados pessoais específicos, incluindo informações financeiras. Eles podem conseguir isso através do sniffer, um software que monitora e analisa o tráfego IP dentro de uma rede.

  • Rastrear seu endereço residencial

Talvez você não saiba, mas é possível rastrear um endereço IP para um endereço do mundo real, expondo-o a possíveis perigos físicos ou roubos.

Os especialistas em segurança, há muito tempo, é aconselham as pessoas a nunca exporem nas mídias sociais que estão de férias ou que, de alguma forma, estão deixando uma casa vazia.

Mas calma, vou te mostrar como a segurança da informação pode te ajudar, além de trazer e algumas dicas para você navegar de maneira segura.

A segurança da informação pode ajudar

A segurança da informação é uma área da tecnologia que atua para mitigar as vulnerabilidades e proteger as empresas e usuários contra os ciberataques. Ela oferece caminhos para isso, com ferramentas e ações.

Proteja sua rede

Utilize uma VPN

A VPN - Virtual Private Network - é uma das formas mais seguras de esconder um IP, ela atribui um endereço de IP virtual ao usuário, deixando seu endereço real, oculto.

Você pode utilizar versões gratuitas, mas, é importante que você saiba que elas apenas mudam o seu IP. Já as opções pagas, que possuem mais mecanismos de segurança, privacidade e desempenho.

O Proxy também pode ajudar

Além da VPN, você pode usar um Proxy. O proxy é, basicamente, um serviço que atua como um intermediário entre o usuário e a internet. Ele recebe e repassa todas as suas requisições ao site que você está acessando. Você pode utilizá-lo para navegação anônima, camuflando o endereço IP.

O proxy não é o recurso mais indicado para essa ação, porém, ele contém outras vantagens e pode ser usado para outras ações. Descubra outras vantagens e as diferentes entre proxy e VPN em nosso artigo:

Proxy x VPN: será que existe diferença entre eles?
A conexão com a internet tornou-se parte da conexão humana. Diferentemente do passado, estar conectado, em constante navegação, é algo muito comum tanto para a vida privada dos indivíduos como no cenário empresarial. A navegação dentro das empresas, em sua maioria, é essencial para a execução e pre…

Tenha um firewall completo

Quando apresentei como desvantagens do IP estático, expliquei para você que ter um bom firewall pode ajudar a proteger o seu endereço de IP estático.

Isso porque, o firewall é uma ferramenta de proteção da rede, que atua como uma parede de fogo, fazendo alusão a uma parede usada em prédios para contenção em caso de incêndios. Ele trabalha limitando o acesso às portas e janelas do computador, administrando assim, a entrada de uma rede.

Agora imagina ter uma solução que integra recursos como VPN e Proxy para proteger sua navegação, além de Filtro Web, IDS / IPs e muito mais? Tudo isso com configurações e recursos desenvolvidos para otimizar sua navegação e proteger as informações da sua empresa!

Este é o Starti Security, a solução de segurança da Starti, que promove uma proteção robusta para as informações da sua empresa.

Além disso, possuímos o melhor e mais completo programa de parceria do mercado, para ajudar a sua empresa alcançar escalabilidade ofertando serviços de segurança para seus clientes.

Clique no banner agora e fale com um de nossos especialistas.

banner-parceria-9

Conclusão

Agora que você compreendeu o que é IP, como diferenças entre o estático e o dinâmico e principalmente como vulnerabilidades e caminhos para manter sua rede mais segura, você pode seguir sua navegação com mais tranquilidade.

Mas lembre-se: proteger suas informações começa com a conscientização sobre essa necessidade. No caso da sua empresa, é fundamental o uso de ferramentas de segurança da informação.

Acompanhe-nos em nossas outras plataformas e receba mais conteúdos sobre cibersegurança:

YouTube | Facebook | Instagram | LinkedIn | Podcast Távola Redonda | Canal no Telegram

Receba os melhores conteúdos, no formato da sua preferência:

Fontes

Avast | Hosts.Green | ValueHost