Saiba como melhorar a qualidade de vida no trabalho
Proporcionar uma qualidade de vida no trabalho, pode trazer benefícios inimagináveis para a sua empresa.
Isso porque, quando você proporciona ao seu colaborador melhores condições de trabalho, vai fazer com ele sinta-se cada mais motivado a realizar o seu melhor, em tudo o que for fazer.
Quem mais sai ganhando é a empresa, pois um colaborador motivado aumenta sua produtividade, força de vontade e satisfação em trabalhar em um lugar que se preocupa com o bem-estar dele.
É muito importante melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, pois ao fazer isso você vai notar uma grande diminuição em atestados médicos, uma vez que a grande maioria das pessoas que sofrem com problemas de ansiedade, estresse ou depressão, tem como origem as péssimas condições de trabalho.
Neste artigo vamos mostrar algumas dicas de como melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores. Continue lendo e confira!
Capacite sua liderança
É de suma importância ter uma liderança capacitada e eficiente para resolver conflitos e que saiba aproveitar as oportunidades do mercado.
Mas para isso, é necessário fazer um investimento. Investir em sua liderança é uma das melhores coisas que se pode fazer para alavancar o seu negócio, seja através de cursos, palestras, seminários, etc.
Uma boa capacitação vai fazer com que você não erre na hora de promover alguém, isso porque, muitas vezes o colaborador, por mais excelente que ele seja no que ele faz, ele pode não ser tão competente na hora de liderar m grupo de pessoas.
Ao realizar a capacitação, você vai conseguir discernir quem é melhor para ocupar o cargo.
Dê feedback
O feedback é importante para que o colaborador entenda onde errou e o que ele pode fazer para melhorar, ou então ao contrário, ele vai saber que o que ele fez está certo e vai se sentir mais motivado para realizar outras atividades.
Além da motivação, o feedback serve para orientar o colaborador e trazer mais segurança a ele na hora de realizar suas atividades.
Reconheça os valores
Saber reconhecer valores, parabenizar por um trabalho bem feito e elogiar, faz toda a diferença.
Realizando esses atos simples, a produtividade e autoestima do seu colaborador vai aumentar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho vai melhorar.
Portanto, tome cuidado para não desmotivar seus colaboradores, pois na maioria das empresas, o que se vê na prática é justamente ao contrário, repreende-se quando o colaborador faz algo errado e quando ela faz algo certo e de valor, não é reconhecido.
Muitas empresas acabam perdendo excelentes funcionários por não saber reconhecer seus valores. Por isso, fique atento e elogie sempre que for necessário.
Determine quantas horas de trabalho o colaborador deverá fazer por dia
Isso pode parecer que não tem muita relevância quando se trata de qualidade de vida, mas tem sim.
É preciso que haja um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador. É importante que o funcionário esteja estimulado a realizar atividades foram do seu ambiente de trabalho.
O que muitas vezes acontece é que o funcionário trabalha muitas horas por dia – muito além do necessário – não tendo tempo para a sua família, o que acaba prejudicando a vida pessoal do colaborador.
Ao prejudicar a vida pessoal, isso vai refletir na vida profissional também, diminuindo o índice de produtividade e aumentando as chances do funcionário não prestar atenção no que está fazendo dentro da empresa, devido as preocupações emocionais, podendo ocasionar conflitos e até mesmo prejuízos para a empresa.
Preocupe-se com a saúde emocional de seus colaboradores
Por incrível que pareça, ainda existem empresários que não se preocupam com a saúde emocional dos colaboradores. Eles ainda não entenderam o quanto uma saúde emocional debilitada pode influenciar – de péssima maneira – as atividades laborativas.
Em muitos casos, a saúde emocional do funcionário encontra-se abalado, justamente em virtude do excesso de trabalho.
Por isso, é muito importante observar o estado emocional de cada colaborador, para poder auxiliá-los da melhor maneira possível e assim, fazer com que eles sintam-se importantes e fundamentais para o bom andamento da empresa.
Ofereça boas condições de trabalho
Oferecer boas condições de trabalho é essencial para garantir o aumento na produtividade dos seus colaboradores.
Para ter um bom ambiente de trabalho, é preciso de uma boa tecnologia, móveis em bom estado de conservação, conforto e iluminação adequados para garantir a qualidade de vida dos seus funcionários.
Porém, ainda há muitos caso em que a empresa não oferece as melhores condições de trabalho, deixando o colaborador limitado e sobrecarregado com as atividades da empresa, não podendo resolver nem mesmo os pequenos conflitos com maior eficiência e rapidez.
Invista em tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores
Uma opção de investimento em tecnologia também vai trazer redução de custos é o investimento em soluções de firewell e telefonia.
Existem empresas que trabalham com tecnologias que são baseadas na comunicação de voz sobre redes IP, ou seja, elas utilizam a internet para fazer e receber chamadas telefônicas, além de se comunicar com o mundo inteiro.
Essas empresas atuam com segurança de redes, gestão de contatos e comunicação unificada. Além de possibilitarem:
- Gestão de telefonia da empresa;
- Integração da telefonia analógica e da digital (redundância de telefonia);
- Correio de voz;
- URAs Inteligentes de Atendimento;
- Fila de atendimento / Estacionamento de Chamadas;
- Help Desk;
- Rota Inteligente;
- Tarifação;
- Gestão de Equipes (Internas e Externas);
- Atendimento Identificado;
- Call Center;
- Minutagens de Telefonia IP;
- Gravação de ligações, etc.
A tecnologia traz segurança ao empresário e conforto e praticidade aos clientes e colaboradores. Por isso, invista em tecnologias que agregam valor ao seu negócio e que ajudam a alavancar as suas vendas.
Para entender melhor sobre essa tecnologia, entre em contato com uma empresa especializada nesse serviço.
Oferecer uma melhor condição de trabalho e garantir a qualidade de vida no trabalho é obrigação de qualquer empresário. É preciso entender a importância que cada funcionário tem dentro de uma empresa, se eles estão desmotivados, a produtividade vai cair e, consequentemente, as vendas e lucratividade também.
Ter um colaborador motivado e satisfeito com o seu empregador, só trará benefícios para você e sua empresa. Por isso, invista, capacite, elogie, motive seus funcionários e permita que eles possam crescer junto com a empresa.
Agora que você já aprendeu a como melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, confira o nosso artigo sobre como melhorar a produtividade da sua equipe!