Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é a ferramenta mais usada pelas empresas na capacitação de seus profissionais. Para conseguir atingir a eficiência nesses treinamentos, alguns cuidados precisam ser tomados.

Quando o gestor não se atenta aos detalhes no momento de planejar e realizar o treinamento, ele acaba gerando despesa para a empresa, que gasta no treinamento e deixa de produzir quando um funcionário para sua atividade para treinar.

Para te ajudar a evitar esses erros e conseguir desenvolver um treinamento corporativo eficiente em sua empresa, separamos algumas dicas para você. Confira!

Identifique as necessidades

Não saia realizando treinamentos somente para mostrar para seu chefe que você está trabalhando e garantir seu cargo na empresa. Os treinamentos devem ser realizados conforme as necessidades específicas da organização em um determinado momento, como a necessidade de fortalecer a marca, melhorar a qualidade no atendimento ou alavancar as vendas por exemplo.

O treinamento envolve gastos, demanda tempo, planejamento, preparação, deslocamento da equipe e uma série de outros fatores que afetam o funcionamento da empresa. Por isso, converse com os gestores de cada área, analise os indicadores, faça avaliações de desempenho e utilize das ferramentas que permitam a mensuração dos resultados e indiquem qual treinamento é fundamental para cada setor.

Faça um planejamento

É muito importante a realização de um planejamento dos assuntos a serem abordados e a definição das datas da realização do treinamento para poder deslocar sua equipe sem interferir na produção e crescimento da empresa.

O planejamento envolve também o levantamento dos gastos previstos para a realização do treinamento e sua viabilidade, evitando que a empresa invista de maneira errada e garantindo que os objetivos sejam atingidos dentro do orçamento previsto.

Defina o tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas a ser oferecido

Após definir quais serão os temas a serem tratados e planejar o desenvolvimento desses treinamentos, defina qual será a dinâmica a ser utilizada. Os treinamentos a distancia tem ganhado cada vez mais espaço devido ao seu baixo investimento e é uma boa opção para capacitar sua equipe.

Além do treinamento a distancia, você pode optar por oferecer palestras, visitas técnicas, dinâmicas de grupo, congressos e utilizar de diversas ferramentas para difundir o conhecimento.

Para conseguir acertar na escolha, faça uma análise do perfil da equipe que receberá o treinamento, faça um levantamento do tempo e recursos disponíveis para depois definir qual é o método mais eficaz.

Envolva os participantes

A motivação e o envolvimento dos participantes no treinamento são fundamentais para o seu sucesso e absorção correta do conteúdo. Trabalhe a motivação oferecendo o conteúdo que os colaboradores precisam para desenvolver bem o trabalho e envolva os participantes por meio da divulgação do treinamento. Utilize das ferramentas de comunicação interna para poder propagar a informação e também preparar os colaboradores para o treinamento.

Avalieos resultados

Para conseguir desenvolver as habilidades de realizar um bom treinamento para sua equipe, faça sempre a avaliação dos resultados do treinamento e peça um feedback para seus colaboradores.

É aconselhável utilizar de questionários estruturados que permitam aos colaboradores demonstrar sua percepção sobre o treinamento de forma anônima, para não intimidá-los e não correr o risco de ocultarem informações. Converse também com os gestores das áreas envolvidas para ter um retorno dos resultados da equipe após a realização dos treinamentos.

E então, o que você achou das nossas dicas? Já está pronto para desenvolver um treinamento corporativo eficiente?

Se você quiser aprofundar mais sobre esse assunto, leia também o nosso artigo de como escolher o treinamento ideal para sua equipe.