/ gestão de pessoas

O poder da sinergia empresarial: aprenda como alcançá-la

Há algum tempo, o termo “sinergia” estava sendo abordado em reuniões gerenciais e artigos especializados, e também servia como tema de palestras e seminários.

Mas será que esse substantivo é apenas mais um queridinho da vez escolhido pelo mundo corporativo?

Com certeza, não. É comum que alguns termos sejam vistos com certo modismo no mundo empresarial, mas a sinergia empresarial merece ser problematizada e explicada para permanecer na cabeça das lideranças.

Ter sinergia significa cooperar, trabalhar em sintonia, com energia, força e solidariedade. Nunca foi tão necessário falar de sinergia no ambiente laborativo como hoje, tempo em que as pessoas estão cada vez mais voltadas para si mesmas, preocupadas em produzir e bater suas próprias metas.

Falar sobre o tema é urgente e pode contribuir muito para um ambiente mais colaborativo, integrado e humano. Entenda o poder da sinergia empresarial e aprenda como alcançá-la.

Aprenda a identificar a sinergia

sinergia empresarial

Se você deseja trabalhar com sinergia é preciso aprender a identificá-la. Preste atenção nas pessoas que estão sempre dispostas a cooperar. Para elas, não existe tempo ruim ou obstáculos intransponíveis.

Elas reconhecem o desafio das atividades, mas se propõem a superá-las. Normalmente, esses profissionais têm habilidades para trabalhar em grupo, compartilham informações e experiência, e não atribuem menor ou maior valor aos seus setores.

Elas sabem que todos são importantes para o funcionamento do todo.

Identifique essas pessoas na organização e aprenda com elas. Entenda sua rotina e veja por que elas mantêm esse entusiasmo e energia quando desenvolvem suas atividades. É importante ter essas pessoas na equipe, já que elas contribuem por meio de seu comportamento disposto e ativo.

Incentive a cultura de colaboração

sinergia empresarial

Trabalhar com sinergia requer grande esforço para trabalhar em constante colaboração. Mostre para a sua equipe que esse é um valor importante para a empresa.

Por mais que muitas organizações tenham práticas que trabalham com base no individualismo, é preciso mostrar à direção executiva que esse modelo não se sustenta dentro de uma proposta que visa sinergia.

Monte grupos de trabalho, cobre resultados em conjunto, incentive treinamentos que mostrem a importância do trabalho em equipe.

Se a presidência está convencida de que o trabalho colaborativo é o caminho, fica mais tranquilo defender essa ideia com a equipe. Encontre uma plataforma comum para compartilhar informações, ideias, possibilidades e também resultados. Aposte em formas de valorizar os pequenos grupos, mas também valorize cada profissional individualmente, de forma madura e estruturada.

Abra a mente para o novo

sinergia empresarial

É muito importante que a liderança esteja aberta à novidade, mas também é essencial que os liderados sejam incentivados a compartilhar suas ideias, seus medos e suas conquistas.

Se uma atividade é feita sempre da mesma forma, experimente fazer de outro jeito, trilhar outro caminho ou usar outras ferramentas e métodos. O novo é sempre bem-vindo e ajuda a equipe a conduzir as situações que não são familiares.

Conjunturas inesperadas exigem que a equipe trabalhe com mais sinergia para superá-las e, frequentemente, elas precisam trabalhar de forma mais criativa, integrada e colaborativa.

Se as coisas são feitas sempre da mesma forma, por mais que elas deem certo e o objetivo seja atingido, a equipe sempre trabalhará em um cenário confortável e nunca será cobrada a entregar mais. Sair da zona de conforto é uma ótima forma de começar a pensar de forma mais sinérgica.

Trabalhe com inteligência estratégica

sinergia empresarial

Outros dois termos também são sempre discutidos no ambiente empresarial: inteligência competitiva e inteligência estratégica.

O primeiro está relacionado às ações que te fazem estar à frente das práticas comuns no mercado. O segundo tem a ver com trabalhar com sinergia.

Para o educador e filósofo Mario Sergio Cortella, para as empresas terem inteligência estratégica, é importante que a sinergia seja agregada à rotina corporativa.

Isso significa fazer força junto, ter sintonia, que é a coincidência e a partilha de objetivos com simpatia, que é a capacidade de respeito e comunicabilidade entre as pessoas de forma que isso possibilite uma comunicação eficaz.

A empatia é outro valor importante nas empresas. Ela está relacionada à capacidade de se colocar no lugar do outro. Só quem tem essa habilidade trabalha de forma a fazer o melhor por sua equipe.

Busque a disciplina

sinergia empresarial

Para conseguir trabalhar com sinergia é importante não se descuidar de questões fundamentais em qualquer área de atuação, a exemplo da disciplina. O entusiasmo, a energia, a força, a colaboração e a constante busca por melhores resultados não podem estar dissociadas de uma boa dose de disciplina.

Quem é disciplinado tem método, tem mecanismos de avaliação de seu próprio trabalho e sabe onde deve aplicar mais ou menos energia para melhorar o trabalho.

A sinergia é totalmente compatível com o trabalho disciplinado. A equipe deve compartilhar metas, objetivos, estratégias, ferramentas de gestão e perspectivas quanto ao alcance dos resultados. Uma equipe disciplina desenvolve mecanismos de produção mais eficazes e também usa seu tempo de forma mais inteligente.

Estimule a capacitação constante

sinergia empresarial

É muito bom quando surge uma situação no trabalho que a resolução chega a partir de um treinamento feito por alguém da equipe. Para manter a sinergia na equipe, é essencial valorizar iniciativas baseadas em capacitação e formação permanentes. Manter-se em constante aperfeiçoamento é essencial para manter a motivação e o estímulo no ambiente corporativo.

Toda a equipe é contemplada quando o que um colega aprendeu ajuda toda a equipe chegar a uma solução e alcançar uma meta. É importante mostrar que sempre é possível aprender algo. Pode-se apostar em treinamentos internos, externos, em e-learning ou em modelos de treinamentos mais extensos. A ideia é manter-se sempre aberto ao aprendizado e também estar disposto a ensinar.

Como você pode observar, trabalhar com sinergia depende de uma série de fatores e ações que devem ser pensadas em grupo. É uma decisão gerencial, mas não é só isso. É, acima de tudo, uma filosofia de trabalho que deve ser abraçada por todos, independentemente do nível hierárquico.

Você considera que a sua empresa tem usado a sinergia para melhorar a rotina da empresa?

Deixe seus comentários no post e compartilhe a sua experiência!

cabecalho_e-mail--1--5