Muitas pessoas confundem o VoIP com o Skype™. Realmente existem algumas semelhanças entre os dois, mas as diferenças são bem perceptíveis.

O VoIP é uma ferramenta de telefonia que usa a internet no lugar da rede tradicional de telefone fixo para realizar as ligações.

Já o Skype™ é um aplicativo para computadores, smartphones e tablets para conversa entre duas ou mais pessoas. Esses diálogos podem ser feitos por meio de chat, conversa via áudio ou vídeo.

Claro que cada um tem as suas especificidades, que são apresentadas a seguir.

Confira a seguir o que são, de fato, o VoIP e o Skype™, bem como as suas diferenças, e qual dos dois é o mais adequado para você usar na empresa em que trabalha.

Sobre o VoIP

voip

O VoIP é um sistema de ligação via internet muito utilizado em contact center para realizar atendimento ao cliente.

A facilidade dessa ferramenta tem a ver com a possibilidade de fazer ligações de longa distância, de forma barata e com alta qualidade, o que facilita e muito a comunicação e o relacionamento com o cliente.

A telefonia via VoIP otimiza o seu processo de atendimento, além de ser uma possibilidade bem inovadora de fazer o contato com os seus consumidores, fornecedores e demais clientes da empresa.

A comunicação da ferramenta é feita a partir do número IP, aquele que define o código da sua internet. Dois ou mais números como esse se ligam entre si e a comunicação pode começar a ser feita.

Esse tipo de telefonia não é uma novidade — é uma das primeiras descobertas da internet, antes mesmo da Web, que hoje é a principal forma de usar essa tecnologia.

O problema é que, com a internet lenta e de difícil acesso de anos atrás, o VoIP não tinha uma boa usabilidade.

Hoje os tempos são outros. A internet está cada vez mais forte, rápida e barata, o que faz do VoIP uma possibilidade real de economizar dinheiro em uma ferramenta eficiente para prestar um bom atendimento ao cliente.

Em relação à telefonia tradicional, o VoIP possui diversas diferenças. Você não precisa ter um número, mas se quiser ter, é só escolher da forma que preferir, sem estar preso ao seu município.

Além disso, a ferramenta faz ligações com preço de local para várias cidades, não apenas para a que você vive. Isso vai depender do plano que contratar.

O VoIP funciona via banda larga, então é só ter internet disponível que você pode fazer as ligações que necessitar.

É possível ter o VoIP a partir de diversos aplicativos, software e outras ferramentas criadas para esse tipo de dispositivo.

Algumas delas mais profissionais, outras, amadoras, para conversas informais entre amigos e familiares.

Um desses tipos de ferramentas é o chamado softphone, uma espécie de programa de computador que transmite fala e vídeo entre computadores e outros dispositivos. Um dos mais famosos é exatamente o Skype™.

Sobre o Skype™

voip

O Skype™ é um softphone, uma categoria VoIP bem específica que realiza transmissão de mensagens, áudios e vídeos entre duas ou mais pessoas.

Ele é muito utilizado na comunicação interna, já que oferece a possibilidade de várias pessoas conversarem ao mesmo tempo, praticamente de graça e com uma qualidade bem alta.

O Skype™ é uma excelente ferramenta, que pode ser acessada por qualquer dispositivo, existe em aplicativo e em programa de computador, podendo até mesmo ser usada ao entrar no seu e-mail da Microsoft, sem precisar fazer o download do programa.

A sua desvantagem é que, em termos de relacionamento com o cliente, ainda é muito amador e não fornece o suporte necessário — não é possível realizar muitas ligações ao mesmo tempo e não suporta toda a estrutura de um contact center.

Trata-se apenas de uma das várias diferenças entre ele e as outras ferramentas VoIP mais profissionais que você vai encontrar no mercado.

Qual a diferença?

voip

A telefonia VoIP profissional oferece diversas possibilidades ao gestor.

Ele pode adquirir produtos que têm excelentes ligações de vídeo, ou vários telefones que garantem um atendimento de alta qualidade no contact center.

O VoIP ainda possui uma série de funcionalidades que fazem ele ser mais vantajoso do que ferramentas mais amadoras como o Skype™.

Ele permite que você grave ligações, faça encaminhamento de chamadas, além de ter a conhecida Unidade de Resposta Audível (URA) — aquele aparelho que permite a pessoa digitar as opções que ela preferir no teclado do telefone para que o atendimento siga um caminho específico.

Já o Skype™ não pode oferecer esse tipo de tratamento, já que é muito limitado e não consegue realizar funcionalidades complexas.

Em relação ao custo–benefício, o Skype™ é uma ferramenta gratuita e que realiza ligações por preços muito baixos — cobram-se centavos por minutos de ligação. O que deixa esse aplicativo muito mais barato do que a telefonia VoIP profissional.

Ainda assim, o custo do VoIP é bem baixo em relação à telefonia tradicional.

Não apenas de diferenças vivem as duas ferramentas. Tanto o VoIP, quanto o Skype™ são eficientes, otimizam o trabalho da equipe de atendimento e comunicação, são facilitadores da integração entre públicos da empresa, geram uma mobilidade impossível de se adquirir com a telefonia fixa tradicional e são muito versáteis.

O que faz total diferença é exatamente o objetivo de cada uma das ferramentas. O ideal é sempre utilizar o que de melhor cada uma pode oferecer.

Qual escolher?

voip

Se você quiser abrir um contact center completo na empresa em que trabalha, visando atender com excelência cada um dos seus clientes, o ideal é contratar um serviço de telefonia VoIP profissional.

O VoIP é ideal para garantir ligações diversas, com uma equipe média ou grande de atendentes e qualidade alta.

O que oferece um relacionamento que o cliente merece e precisa ter com qualquer empresa.

Já para fazer comunicação interna, treinamentos e até contato com alguns fornecedores, o Skype™ pode ser uma boa opção.

Só que, se você já tiver a telefonia VoIP profissional, ela também faz esse tipo de serviço com muita qualidade. Então, não há necessidade de ter as duas ferramentas.

Apenas com a VoIP você vai conseguir prestar um bom atendimento e ter, ao mesmo tempo, uma excelente comunicação interna com colaboradores, funcionários e fornecedores.

Caso tenha alguma dúvida sobre a telefonia VoIP e o Skype™, entre em contato com a gente que vamos ter prazer de responder o mais rápido possível!