Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

A Carreira de TI (Tecnologia da Informação) tornou-se uma importante área de nossa sociedade. Suas ferramentas e serviços proporcionam boa qualidade de vida para a maioria das pessoas no mundo de hoje.

Por causa disso, essa área de atuação vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade.

O mercado consumidor nunca foi tão exigente quanto é atualmente, o que permite que as carreiras em TI ofereçam boas oportunidades de crescimento e sucesso.

Porém, antes de escolher alguma delas, é necessário analisar quais são as condições e as formas de trabalho que elas apresentam.

Neste post, você vai aprender um pouco mais sobre alguns exemplos para a carreira de TI. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

Programador

carreira de ti

A programação é uma carreira de TI muito famosa e consolidada no mercado. Um programador é responsável pela criação de rotinas e instruções em linguagem de programação.

Ele precisa desenvolver partes de um de software ou até mesmo o produto completo. Existem vários tipos de linguagem, como: Java, C++, Phyton, PHP e Delphi.

Com o aumento do empreendedorismo, os programadores vêm sendo muito procurados por startups e empresas de pequeno e médio porte.

Além disso, grandes empreendimentos também necessitam desses profissionais e fazem com que o mercado de trabalho os absorva com muita facilidade.

Ademais, o desenvolvimento mobile é uma área que oferece boas oportunidades. Já que os smartphones são acessíveis para a maioria das pessoas, o mercado necessita de inovações e soluções eficientes para dar conta desta demanda.

Especialista em cloud computing

carreira de ti

A tecnologia em nuvem já é uma realidade. Ela consiste no armazenamento e no controle de dados remotamente.

Como consequência disso, um empreendimento tem mais segurança em seu fluxo de informações.

Além disso, o aumento desse fluxo de informações é extremamente elevado, visto que a maioria dos serviços oferece várias modalidades de backup.

Portanto, um especialista em cloud computing é muito requisitado. Como muitas empresas estão adotando esse tipo de serviço, esse profissional é essencial para a melhoria das ferramentas disponíveis e a otimização do funcionamento de ambientes híbridos.

Com o aumento da demanda pelo planejamento estratégico, muitos empreendimentos não podem ter falhas em seus processos administrativos e de armazenagem e análise de dados.

Desse modo, quem se especializar em cloud computing está pensando no futuro e no aumento da eficiência dos processos.

Segurança da informação

carreira de ti

À medida que um empreendimento cresce, seu processo produtivo torna-se mais complexo e denso. Além disso, a segurança é primordial para o seu crescimento.

Em vista disso, a segurança da informação é uma área que exige profissionais competentes e comprometidos.

Eles têm a responsabilidade de projetar e manter o esquema de segurança das redes empresariais, sejam elas físicas ou em dados.

Esses profissionais também devem implementar e monitorar uma política de acesso nos sistemas operacionais de clientes e de servidores.

Gestor de projetos

carreira de ti

A gestão de projetos, juntamente com a tecnologia da informação, é uma área do conhecimento que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Um gestor de projetos deve atuar no gerenciamento das responsabilidades para planejar e controlar a execução de um projeto.

Em outras palavras, ele é um profissional responsável pela condução e a coordenação de tudo que acontece no plano de sua empresa.

Essa carreira de TI é fundamental para o funcionamento da infraestrutura de uma gestão, pois garante que tudo aconteça como o planejado e que os problemas sejam superados sem grandes dificuldades.

Um fator muito importante para quem opta por esse segmento é o cumprimento dos prazos e a integração de equipes.

Como ele é o encarregado por tudo o que acontece, qualquer tipo de falha precisa ser resolvida o quanto antes.

Dessa maneira, o fluxo de atividades não é interrompido e todos saem ganhando.

Lembre-se também de que um gestor de projetos é um dos poucos envolvidos que têm uma visão ampliada e detalhada de todo o processo produtivo, fazendo com que os resultados estejam dentro do planejamento e dos investimentos previamente realizados.

Arquiteto de dados

carreira de ti

A arquitetura de dados é a representação de como um empreendimento gerencia seus ambientes de informação. Um arquiteto de dados precisa definir o alcance de um serviço de informação antes de qualquer linha de dados ser escrita.

Esse profissional deve estar preparado para acompanhar as dinâmicas e alterações que acontecem nos dados de sua estrutura, construindo processos de negócio eficientes.

A visão corporativa e suas aplicações são fundamentais para a criação de modelos de dados adequados às necessidades do empreendimento.

Assim, a atuação do arquiteto de dados é focada no entendimento das informações que estão sendo guardadas e de quais são as suas causas e origens.

Como consequência disso, é possível tornar os objetivos empresariais mais estratégicos e auxiliar a evolução do gerenciamento de informações.

Help desk

carreira de ti

Todo empreendimento que trabalha com o atendimento de clientes precisa de um setor de help desk sólido e muito eficiente.

Isso acontece porque sempre há alguma situação em que seus consumidores têm problemas ao utilizarem seus produtos.

Por mais bem preparadas e capacitadas que as suas soluções sejam, imprevistos e problemas podem acontecer.

Assim, um profissional que atua nessa área de trabalho tem um papel fundamental no relacionamento com os clientes.

Como os problemas técnicos fazem parte da maioria das empresas e o avanço da comercialização tecnológica é crescente, é necessário muito jogo de cintura e conhecimento para esclarecer dúvidas e resolver outras solicitações de seus consumidores.

O desenvolvimento de novas tecnologias permite a melhoria de nossas vidas. Para que isso aconteça, os profissionais da TI precisam manter-se constantemente atualizados em relação às novidades e inovações do mercado.

Além disso, um empreendimento de sucesso é aquele que conta com vários tipos de trabalhadores, levando em consideração todos os exemplos para a carreira de TI.

Portanto, ao conhecer todas as possibilidades, exigências e formas de atuação, você tem mais segurança e eficiência em sua escolha.

Como as mudanças nesse setor são constantes, o número de oportunidades tende a crescer, expandindo as fronteiras de uma gestão da melhor maneira possível.