Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

O cabeamento estruturado, também conhecido pela sigla KET, é a disposição padronizada e organizada de conectores e meios de transmissão de informática. Ele conta com 6 normas: ANSI, TIA, EIA, ISO, ABNT e IEE, visando as melhores práticas e maior recursos dos equipamentos.

Uma vez que os avanços tecnológicos estão cada vez mais presente no ambiente empresarial, é essencial que as empresas tenham uma infraestrutura que atendam às demandas dessa nova realidade.

Além disso, acompanhar esses avanços é garantir a competitividade no mercado.

Na realidade das empresas muito comum que haja um certo investimento em projetos de redes próprias, porém é importante saber que as normas de cabeamento estruturado são essenciais para o sucesso da sua implementação.

Isso porque, o sistema de cabeamento estruturado, logo podemos relacionar-se a ideia ao ambiente de rede disposto de cabos responsáveis pela integração de serviços (dados e telecom), passando por algumas das instalações do edifício, tornando possível a conexão dos mais diversos dispositivos: roteadores, impressoras, telefones, estações, servidores, entre outros. Otimizando o ambiente da empresa.

Apesar de parecer algo básico, quando bem implementado, melhora a operação de uma empresa de forma significativa.

Afinal, quando os dados do negócio podem ser compartilhados facilmente entre todos e transmitidos por meio de uma ótima rede corporativa, o acesso à informação é facilitado.

Mas, é o necessário seguir as normas de cabeamento estruturado para garantir que isso seja feito da melhor maneira possível, contando com uma estrutura confiável e totalmente gerenciável.

Fique conosco e descubra mais sobre cabeamento estruturado!

O que você vai encontrar neste artigo?

  • Por que investir nesse método?
  • Quais são as vantagens de seguir as normas de cabeamento estruturado?
  • Quais são as normas existentes para cabeamento estruturado?

Vamos lá!

Por que investir nesse método?


Além de acompanhar os avanços tecnológicos, outra necessidade para empresas é a agilidade e otimização do tempo. Quanto menos tempo for gasto para execução das atividades e serviços do negócio melhor será, e essa é outra razão para uma empresa investir nesse método.

O cabeamento estruturado tornará a expansão e remodelação de ambientes viável, economizando tempo e colaborando com a segurança e vida útil dos dispositivos.

Quais são as vantagens de seguir as normas de cabeamento estruturado?

1-Quais-s-o-as-vantagens-de-seguir-as-normas-de-cabeamento-estruturado-

A função principal do cabeamento é a sua flexibilidade. Isso significa que os cabos podem ser redirecionados, ou implementados para comportar uma nova tecnologia de maneira mais prática. Assim, quando a empresa precisar instalar novos dispositivos, será capaz de reorganizar o layout em questão de minutos. Permitindo assim, uma expansão segura e inteligente, integrando diversos serviços de dados, voz e imagens.

Preparamos, uma lista com as 3 principais vantagens que um negócio pode obter ao seguir esse padrão:

1. Facilidade de manutenção

Uma triste realidade do setor de TI são as muitas práticas que beiram improvisos malfeitos e gambiarras estranhas.

Muitas vezes isso acontece por puro desconhecimento ou por uma simples falta de planejamento. Entre as consequências de práticas como essa, destacamos a dificuldade de realizar manutenção quando necessário.

Quando a empresa segue as normas de cabeamento estruturado, ela torna as ações de manutenção muito mais fáceis, pois tudo fica organizado — o que faz com que o processo de isolar, testar e corrigir os pontos de falha seja algo muito mais rápido e bem menos estressante. Possibilitando ainda, uma vida útil maior para o sistema de cabeamento da empresa.

O melhor de tudo é que será possível fazer todas essas coisas sem comprometer o desempenho da rede.

2. Redução de custos

Outra grande vantagem de seguir as normas de cabeamento estruturado está na redução de custos para o negócio. Isso porque, quando a rede está organizada dessa maneira, fica muito mais fácil realizar a sua gestão, o que afeta muitas questões — entre elas, os custos da empresa.

Isso pode até parecer pouca coisa, mas gera-se economia com vários processos que estão relacionados a essa parte financeira — entre eles, destacamos a própria manutenção, que citamos acima.

Além disso, também cria-se um cenário em que é possível economizar com novas instalações, principalmente a de novas aplicações. Quando olhamos para o longo prazo, seguir esse padrão oferece uma economia que se torna cada vez mais relevante.

3. Prevenção de erros

Por fim, mas não menos importante, trabalhar com cabeamento estruturado ajuda na prevenção de qualquer erro no que diz respeito à parte física do projeto de rede da empresa.

Sabemos que uma organização que pode trabalhar tranquila, sem precisar enfrentar qualquer tipo de falha durante a sua operação é muito mais produtiva e eficiente.

Ademais, tenha em mente que seguir as normas de cabeamento, o cabeamento estruturado garante não apenas a segurança e a prevenção contra problemas técnicos, que podem deixar o sistema inoperante, mas também que a infraestrutura funcione a longo prazo e esteja pronta para novas tecnologias.

Ajudando ainda, a empresa a ser muito mais produtiva, pois com ele as chances de erros na rede são mínimas — o que dá muito mais tranquilidade para você e seus colaboradores trabalharem.

banner-parceria-10

Quais são as normas existentes para cabeamento estruturado?

2-Quais-s-o-as-normas-existentes-para-cabeamento-estruturado-

Agora que você já tem conhecimento sobre as vantagens de seguir as normas de cabeamento estruturado, listamos cada uma para você conhecê-las um pouco mais. Acompanhe:

ANSI

A norma ANSI regulamenta uma ampla gama de dispositivos que podem ser instalados em uma rede de computadores. Os grandes edifícios só podem receber autorização de uso de redes caso suas instalações sigam essa norma.

Estamos falando de instalações relacionadas a cabos de comunicação em fibra óptica e par trançado. Além disso, também se enquadram as instalações relacionadas ao setor de telecomunicações.

Podemos tomar como exemplo a ANSI 606, que estabelece que os cabos de telecomunicações são brancos e os de conexões são verdes.

TIA

Outra norma muito comum é a TIA, que se aplica às instalações que estão relacionadas a um Data Center, atuando, principalmente, na sua disponibilidade e toda a redundância necessária para essa infraestrutura funcionar. Saiba que essa norma trabalha com 4 tiers diferentes e que esses são independentes entre si.

Esses tiers são grupos que podem ser divididos em redundância, telecomunicação, arquitetura, estrutural e parte elétrica. Além disso, a norma estabelece nomenclaturas diferentes para a estrutura de redundância dos Data Centers.

EIA

Já o padrão EIA equivale a uma das normas brasileiras existentes, a NBR 14.565. O padrão categoriza os cabeamentos conforme algumas diferenças que eles podem assumir, tal como:

  • largura de banda;
  • atenuação;
  • comprimento;
  • desempenho.

ISO

A norma ISO também garante a padronização de cabos e atua com conectores e procedimentos da rede como um todo. A norma ganhou força na década de 90 com a chegada do cabo de par trançado ao mercado de telecomunicações.

ABNT

Já a norma ABNT atua regulamentando o cabeamento em projetos residenciais, estipulando procedimentos da instalação de redes domésticas. Essa norma serviu de referência por muito tempo e praticamente foi a primeira norma brasileira criada.

IEEE

Por fim, trazemos a norma IEEE, que define o padrão para o funcionamento de redes sem fio, sendo base para a existência do Wi-Fi — ou seja, praticamente todos os dispositivos de redes sem fios possuem serviços e funções definidos por essa norma.

Conclusão

Ficou claro como o cabeamento estruturado é importante, bem como seguir as normas exigidas, não é mesmo? O cabeamento estruturado é uma disciplina que pode evitar inúmeras dores de cabeça a médio e longo prazo, reduzir custos e otimizar o tempo para as empresas.

Ainda não possui essa estrutura na sua empresa? Chegou a hora de repensar a realidade da mesma e usar desse recurso para melhorar seus negócios!

Gostou das dicas do nosso artigo?

Então aproveite para conhecer as 5 ferramentas de segurança para a rede da sua empresa!

Acompanhe outros conteúdos feitos exclusivamente para você:

Cola com Starti, juntos vamos construir um #BRASILSEGURO!