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Todo negócio deseja melhorar as condições de trabalho dentro da organização. Além de promover entregas mais ágeis e garantir a satisfação do cliente, implementar melhoria contínua dentro da empresa é uma forma de motivar os trabalhadores e estimular o crescimento da companhia.

Assim, a instituição ganha destaque no ambiente corporativo e, como consequência, atrai mais consumidores. Ou seja: além de evitar a estagnação do negócio, esse procedimento melhora a qualidade de vida dos funcionários, torna o fluxo operacional mais ágil e mantém a saúde financeira da empresa, permitindo que a organização prospere continuamente.

Mas aplicar essas mudanças não é uma tarefa simples: exige planejamento, comprometimento coletivo, recursos e conhecimentos de gestão. Ainda assim, algumas estratégias podem ser implementadas para promover melhorias e aumentar a produtividade das equipes de trabalho.

Neste texto, explicamos quais ações sua empresa pode realizar para melhorar o engajamento dos funcionários e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Gostou? Então, continue lendo!

7 formas de implementar melhoria contínua na empresa

melhoria continua

Existem diversas maneiras de proporcionar o desenvolvimento do negócio. Porém, as práticas mais utilizadas no mercado estão relacionadas à gestão de pessoas. Isso inclui desde técnicas de liderança à implementação de processos e ferramentas que auxiliam o trabalho em equipe, evitando desentendimentos, vencimento de prazos, problemas operacionais, entre outros.

Além disso, essas técnicas também permitem identificar erros com maior facilidade. Assim, a empresa pode adotar medidas para que tais falhas não se repitam, favorecendo, portanto, a melhoria contínua da organização. Confira abaixo as melhores práticas para o desenvolvimento do negócio:

1. Adote condutas de liderança

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Toda equipe precisa de um líder que dê um exemplo positivo para os colaboradores. Responsabilidades cotidianas, como a pontualidade e cumprimento de prazos, são algumas das qualidades intrínsecas presentes em pessoas com perfil de liderança.

Ainda assim, outras características também devem ser atribuídas ao líder. É dever dele apoiar a equipe na resolução de problemas, comprometer-se com as entregas do setor e gerenciar pessoas de forma empática, mas exigente. Por isso, é interessante que a empresa invista em treinamentos de liderança para os gerentes de cada divisão, para que eles próprios possam incentivar seus funcionários a trabalharem com qualidade, eficiência e motivação.

2. Não aceite erros

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É absolutamente normal que ocorram descuidos dentro de uma empresa e alguns deles não justificam uma repreensão drástica para quem cometeu o erro. Entretanto, é importante que as falhas não sejam tratadas como algo admissível. Essa conduta reforça, ainda que inconscientemente, uma cultura permissiva demais, que não responsabiliza os funcionários pelos seus atos, mesmo quando podem interferir negativamente no andamento ou na qualidade do trabalho.

3. Ofereça melhorias para as equipes de trabalho

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Para manter os funcionários motivados, é importante que eles possam contar com estruturas adequadas no seu ambiente de trabalho. Caso contrário, a empresa estará dando margem para uma execução mal feita.

Afinal, como esperar resultados positivos de um colaborador que não dispõe de um pouco mais do que o mínimo para realizar suas tarefas? Isso inclui desde oferecer um ambiente confortável, com estrutura adequada, à implementação de ferramentas e processos de trabalhos que auxiliem o fluxo da operação.

4. Defina metas

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Definir metas é uma forma eficiente de garantir o comprometimento da equipe. Um método que costuma ser aplicado pelas empresas é o SMART — acrônimo para “Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-Bound”, ou “Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporizável”, em português. O método criado pelo administrador Peter Drucker consiste em validar os objetivos propostos e auxiliar no planejamento para alcançar os resultados pretendidos.

5. Ofereça treinamentos e oportunidades

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Uma forma de manter os funcionários engajados e motivados é propor a eles a chance de crescer pessoal e profissionalmente. Isso pode ser feito por meio de cursos pagos pela empresa ou simplesmente envolvendo eles em cenários mais desafiadores, explorando suas capacidades de resolver problemas e enfrentar novas circunstâncias. Além de favorecer os colaboradores, eles, por sua vez, também serão capazes de agregar benefícios à empresa com o conhecimento adquirido.

6. Implemente um sistema de gerenciamento de tarefas integrado

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Existem alguns sistemas que podem auxiliar no desenvolvimento de projetos dentro da empresa. Um dos mais comuns é o Kanban, cujo significado vem do japonês “registro” ou “placa visível”. A ferramenta, criada por Taiichi Ohno, foi implementada na Toyota para manter um alto nível de produção.

O método consiste basicamente em um quadro dividido em colunas que representam as etapas de cada processo. Pequenos cartões simbolizam as tarefas, que podem ser movidas e atribuídas a outras pessoas conforme o desenvolvimento do projeto.

Algumas empresas e setores de desenvolvimento aplicam a técnica no formato de um quadro físico e utilizam post-its para designar as tarefas. Atualmente, existem diversos softwares que permitem a integração de mais pessoas no processo, permitindo que outras divisões possam visualizar e acompanhar o progresso de cada projeto.

7. Envolva os funcionários nas decisões

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Incentivar a participação dos seus colaboradores nas decisões é uma forma de demonstrar que a sua empresa se importa com o papel deles dentro da organização. Adicionalmente, pode trazer insights valiosos para o negócio.

É claro que envolver todos os funcionários em cada processo decisório é impraticável. Além de prolongar o andamento da produção e da tomada de decisões, o conflito de opiniões provocaria uma série de transtornos. Mas encorajar a cooperação, ouvir as opiniões dos colaboradores e manter eles informados do que acontece dentro da organização é uma forma de motivar os funcionários e estimular o engajamento entre eles e a empresa.

Por que aplicar esses procedimentos na sua empresa

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Implementar melhoria contínua dentro da empresa é uma tarefa constante que traz uma série de benefícios não apenas a longo prazo, mas a curto prazo também.

Essas medidas promovem uma melhora na produtividade das equipes de trabalho, o que resulta no aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Além disso, incorporar essas ações na organização também pode ajudar a companhia a identificar novas oportunidades e melhorar o fluxo operacional como um todo, evitando atrasos, erros e desperdícios.

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