Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.


De acordo com o Sebrae, 29,5% de todo o PIB brasileiro é gerado a partir das pequenas e médias empresas (PMEs), e são elas as responsáveis por gerar 54% de todos os empregos com carteira assinada no país.

Entretanto, elas são as mais desprotegidas. Apenas no último ano, os ciberataques a pequenas e médias empresas cresceram 140%, segundo um estudo da Kaspersky.

Mas, o que exatamente um cibercriminoso busca ao tentar invadir uma PME?

Dados e informação, a mina de ouro do mundo digital.

Ao invadir uma empresa, o criminoso pode ter acesso a informações, como lista de clientes, cartões de crédito, dados bancários da empresa, estrutura de preços e outras informações, colocando em risco a empresa e todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela.

O cenário é muito agravante, visto que a maioria das PMEs não estão preparadas para um ciberataque, pois possuem um leque de vulnerabilidades - portas para que os cibercriminosos possam entrar - redes desprotegidas, acesso remoto sem controle, senhas vulneráveis, entre outros.

Conheça os principais riscos que ameaçam a operação de uma PME.

Não é muito difícil concluir que 54% de todos os empregos com carteira assinada no Brasil correm sérios riscos de sumir, caso essas empresas sofram algum tipo de ciberataque e, consequentemente, percam tudo o que possuem.

Os passos para proteger as pequenas e médias empresas contra ciberataques se baseiam nos 3 principais pilares da cibersegurança: a Prevenção, Mitigação e Recuperação.

A seguir, citamos os principais passos para proteger sua empresa, baseados nesses 3 pilares da segurança cibernética.

Armazenamento seguro

O que é armazenamento seguro?

Grande parte dos ciberataques acontecem pelo armazenamento incorreto dos dados, onde a empresa não dedica esforços e investimento para realizar um armazenamento seguro, facilitando a entrada de cibercriminosos.

Um tipo de armazenamento seguro, e que está sendo muito utilizado, é o modelo em Nuvem: ele permite armazenar dados de maneira externa à rede, sendo separado do armazenamento interno da organização, garantindo maior segurança.

Além da segurança, o armazenamento em nuvem permite o compartilhamento de arquivos sem falhas, com recuperação de dados simplificada e a disponibilidade em diferentes tipos de plataformas.

Armazenamento na nuvem: saiba como manter seus dados seguros!
Armazenar e guardar arquivos não é mais uma tarefa que gera dor de cabeça ou custos altíssimos. Hoje em dia, com o acesso à internet, é fácil e rápido transferir e disponibilizar dados, mas, nem sempre foi assim. Apesar de ter surgido nos anos noventa, a tecnologia em nuvem não foi amplamente disse…

Controle de acessos

Garantir um armazenamento seguro dos dados, com certeza, deve ser uma prioridade da empresa, mas, além disso, é necessário controlar quem e o que pode, ou não, ser acessado dentro da rede.

O controle de acessos trabalha no pilar da Prevenção, se baseando em evitar que ataques, incidentes e violações aconteçam. Para isso, algumas tecnologias são essenciais, como:

Firewall

Literalmente “parede de fogo”, o firewall possui um conjunto de regras pré-estabelecidas que analisa todo o tráfego na rede com o objetivo de proteger as bordas dela. A função dele é limitar o acesso às portas e janelas do computador, impedindo a entrada de invasores externos.

IDS/IPS

Eles trabalham auxiliando o Firewall, examinando o tráfego na rede, identificando e bloqueando qualquer atividade suspeita, como downloads excessivos que podem significar o início de um ciberataque.

VPN

A VPN é uma ferramenta que ficou bem famosa nas organizações, principalmente, no período da pandemia; ela permite que os colaboradores acessem informações e dados importantes da empresa, de forma remota e com segurança.

Antivírus

Um software de segurança básico que praticamente toda máquina possui; ele atua impedindo  a entrada de malwares, protegendo os computadores. Apesar de muito simples, ele é uma ferramenta essencial na cibersegurança.

Webfilter

Nem sempre o início do ataque vem de fora; quando você não bloqueia o que seus colaboradores podem ou não acessar na rede, facilmente um ciberataque pode surgir de forma interna. O webfilter ajuda a impedir isso, gerenciando o que é acessado pelos usuários, de acordo com a política de segurança estabelecida.

Política de Segurança

O que é política de segurança?

Um estudo da Kaspersky apontou que 46% dos ciberataques e incidentes que ocorrem nas organizações são resultados de descuidos ou falta de treinamento, ambos por falha humana.

O fator humano é muito importante quando pensamos na cibersegurança da organização, afinal, toda empresa é formada por seres humanos que podem cometer um erro a qualquer momento.

Tanto a política de segurança como o plano de contingência trabalham no pilar da cibersegurança de Mitigação, focando em reduzir o impacto que um ciberataque pode causar à organização.

É um esforço desnecessário investir em muitas tecnologias para proteger a empresa, se não houver investimento para treinar e orientar os colaboradores em relação às diretrizes de segurança.

Essa é a função da Política de Segurança, um documento desenvolvido pela própria empresa, registrando os princípios e diretrizes de segurança que foram adotados e que devem ser seguidos por todos da organização.

Essa é uma maneira de padronizar como toda a operação deve acontecer, para que a segurança digital da empresa não seja ameaçada. Aprenda como desenvolver a sua em apenas 5 passos!

Cultura de cibersegurança

O que é cultura de cibersegurança?

Desenvolver uma boa política de segurança não é suficiente; é necessário comunicar e treinar toda a equipe de colaboradores, pois são eles que estarão no dia a dia envolvidos com todos os processos, e podem, facilmente, abrir brechas para que um cibercriminoso entre.

Toda a organização deve estar envolvida em uma Cultura de Cibersegurança, orientados sobre a importância dos cuidados, possíveis riscos que a empresa corre caso a política de segurança não seja seguida, além de ser explicado com clareza tudo que eles devem fazer para garantir que esta política seja seguida na íntegra.

Backup

Uma cópia de segurança de tudo que é importante para a continuidade da sua empresa.

O backup faz parte de um plano de continuidade do negócio, ou, plano de contingência. Ele permite que, caso sua empresa seja invadida hoje, perdendo o acesso a todas as informações, você não precise parar a operação ou se desesperar, pois já tem tudo salvo em um local seguro que não foi afetado pelo ciberataque.

Ele faz parte do pilar da Recuperação, trabalhando maneiras de impedir que os dados e informações importantes se percam.

Há vários tipos e plataformas de backup diferentes. Confira em nosso artigo qual é a melhor para a sua empresa: Backup: o guia básico sobre proteção e recuperação de dados!

Plano de contingência

O que é e como funciona um plano de contingência em cibersegurança?

Caso a empresa sofra um ciberataque hoje, o que deve ser feito em seguida?

O plano de contingência permite que ninguém se desespere em casos extremos, pois reúne procedimentos que devem ser seguidos em diferentes tipos de situações, para que os dados sejam recuperados e a operação continue funcionando tranquilamente.

Ele atua diretamente no pilar da Mitigação, com um conjunto de ações que devem ser realizadas com o objetivo de diminuir os prejuízos e impactos causados à empresa, em um ciberataque.

O plano de contingência é uma excelente estratégia, pois prevê quais os principais riscos a empresa pode correr, e prepara uma sequência de ações que devem ser executadas.

Alguns desses riscos são a interrupção na produção, vazamento ou perda de dados, riscos financeiros e outros. Confira mais sobre eles aqui.

Profissionais habilitados

A tecnologia pode te ajudar a ter uma boa cibersegurança, porém, para garantir a aplicação de todas essas ferramentas e estratégias de forma satisfatória, conte com uma equipe especializada que poderá garantir todos os passos citados acima!

Quer saber como nós podemos te ajudar nesse processo? Clique no banner abaixo e descubra:

banner-parceria-1

Para garantir uma cibersegurança eficaz, é muito importante seguir todos esses passos, cumprindo todos os pilares da cibersegurança.

É importante que você entenda profundamente sobre cada uma dessas etapas, e consiga aplicá-las para proteger sua empresa.

Nosso maior objetivo aqui na Starti é te ajudar a proteger sua empresa, por isso fique por dentro de todos os nossos canais, onde produzimos conteúdos diários sobre cibersegurança e tecnologia de maneira descomplicada:

Você já viu isso aqui?

PMEs: as principais ciberameaças contra a segurança!