O mundo corporativo está cada vez mais dinâmico e competitivo. Porém, ao mesmo tempo em que é necessário evoluir para se adaptar à mudança e crescimento do mercado, também é essencial enxugar os custos. Neste sentido, apostar em saídas alternativas como telefonia IP pode trazer a junção perfeita entre efetividade e baixo custo.

É comum dentro das organizações, o gestor financeiro se assustar com valores altíssimos das contas de telefonia. Vários fatores podem levar a esse problema, como a cultura dos funcionários de que o serviço telefônico pode ser utilizado sem receio e a falta de controle das empresas.

No entanto, o mercado está repleto de possibilidades que podem reduzir os custos com a comunicação corporativa, mantendo uma excelente qualidade.

Neste post apresentaremos os principais benefícios que a empresa pode conseguir ao adotar a ferramenta. Continue lendo e descubra!

Adaptação para empresas de todos os tamanhos

1.-Adapta--o-para-empresas-de-todos-os-tamanhos
Uma das principais razões para pequenas empresas não aderirem a planos de telefonia convencional é o alto custo dos contratos. Um plano empresarial costuma pesar bastante no orçamento de pequenas organizações.

Com a telefonia IP não há este problema. A sua adaptação é perfeita para pequenas, médias e grandes empresas. Como só é preciso ter uma conexão com a internet, que pode ser até mesmo os dados dos aparelhos telefônicos, empresas com pouco investimento também conseguem tirar proveito sem problemas.

Apesar de ser um serviço com baixo custo, se compararmos com a telefonia tradicional, a sua qualidade é excelente, e este é um motivo de sua versatilidade e utilização por empresas de todos os tamanhos.

Integração com várias operadoras

2.-Integra--o-com-v-rias-operadoras
Sabe aquela sensação horrível de ligar para uma operadora diferente e ver a conta telefônica aumentar exponencialmente? Sim, dentro das empresas isso também acontece. Por mais flexíveis que sejam os planos telefônicos, sempre existem limites de ligações para outras operadoras. Isso dificulta e encarece muito os custos.

A telefonia IP acaba com isso de vez. Como a tecnologia funciona através da internet, na prática, não importa qual operadora está sendo utilizada pelos usuários, desde que haja conexão, a ligação poderá ser realizada sem problema.

A comunicação entre telefones de diferentes operadoras, que para algumas empresas só era realizada em casos de extrema importância, poderá ser feita de forma natural.

Existe ainda a vantagem de não precisar ter vários chips e aparelhos para ter um número de cada operadora e tentar reduzir os custos.

Geração de relatórios e maior controle

3.-Gera--o-de-relat-rios-e-maior-controle
Já imaginou ter a possibilidade de gravar as ligações mp3? Essa ação pode ser muito útil, por exemplo, quando você está em uma “call” (reunião por telefone) e não quer perder nenhum detalhe ou gostaria de revisar o que foi tratado. A telefonia IP permite este processo.

Além disso, a telefonia sobre IP facilita a gestão, pois como disse Deming, “não se gerencia o que não se mede”. Mas como isso acontece? A tecnologia dispõe de opções para que sejam gerados relatórios, possibilitando a criação de indicadores e dashboards. Isso ajuda a tornar as estratégias de comunicação muito mais efetivas.

Dessa forma, a telefonia IP garante maior controle para os gestores e possibilita um acompanhamento em tempo real, melhorando a segurança e diminuindo as chances de erros em transações guiadas por telefone, já que é possível ter as ligações em mp3.

Redução de custos em todos os tipos de ligação

4.-Redu--o-de-custos-em-todos-os-tipos-de-liga--o
Com certeza, este é o maior benefício de se adotar a telefonia IP, para a alegria dos gestores. Com ela é possível ser efetivo nas operações e, ao mesmo tempo, reduzir os custos da empresa. Se é isso o que você busca, a tecnologia Voip se encaixa perfeitamente nestes quesitos.

Utilizando a telefonia de voz sobre IP, a empresa conseguirá reduzir até 70% dos gastos com telefonia, dependendo das características de uso. Uma porcentagem de redução impensável na telefonia convencional, mesmo adotando diversas medidas de controle.

O melhor nessa questão é que a nova tecnologia permite que sejam feitas ligações internacionais da mesma maneira que as nacionais ou dentro da empresa. Ou seja, é possível melhorar a comunicação da companhia com outras filiais sem ter que pagar fortunas de ligações interurbanas para outros países.

Outra vantagem é que não é preciso atender ou ligar para os clientes com pressa para não gastar muito. Dessa forma, um atendimento diferenciado para fidelizar o cliente é garantido, sem preocupação com custos.

Fazendo uma simulação de utilização de 3.000 minutos locais. 2.000 minutos interurbanos e 1.300 de celular o valor em uma operadora custaria mais de R$ 3.600, enquanto na telefonia IP o valor aproximado seria de R$ 1.050.

Flexibilização dos serviços e pouca infraestrutura

5.-Flexibiliza--o-dos-servi-os-e-pouca-infraestrutura
É neste quesito que, de fato, acontece a redução para empresa. Não há mais necessidade de pesquisas para planos telefônicos que ofereçam milhares de benefícios que, na prática, a empresa não usa nem a metade. A maior parte das adições só serve para encarecer o produto final.

Com toda flexibilidade para se adaptar ao tamanho da empresa, integração de várias operadoras ao mesmo tempo e um controle maior de ligações, a telefonia IP só precisa de uma coisa para funcionar realmente: internet.

Parece até inacreditável, mas um serviço que oferece tantas oportunidades só depende de um investimento simples para funcionar. Se o gestor levar em conta o quanto custa um plano de internet básico e quanto custa um plano de telefonia completo, terá a real noção de economia que conseguirá implementando a telefonia IP na empresa.

Na verdade, esse pode ser um investimento que você talvez nem precise realizar ou apenas aperfeiçoar, visto que, provavelmente a sua empresa já conte com internet para suas operações.

As vantagens da telefonia IP são muito significativas, pois essa é uma solução que demanda baixo investimento para implantação, alia o baixo custo operacional a um alto nível de qualidade, melhora a segurança na comunicação da organização, reduz custos e facilita a gestão da empresa. O que você está esperando para implantar essa solução em sua empresa?

Que tal agora se aprofundar ainda mais no assunto e conhecer mais razões para investir em telefonia voip e outras dicas para economizar dinheiro nas contas de telefone? Não deixe de se atualizar sempre!

Leia também:

Ferramentas de gestão de tickets: mais economia para o seu negócio
Orçamento empresarial: 6 motivos para incluir a telefonia IP
3 dicas de controle de custos para pequenas empresas

E-book:

banner_bottom_blog